Construções de Lego com mais de 5 milhões de peças mostraram-se na Oliva Creative Factory (C VÍDEO)

Milhares de visitantes entraram nesta ’’viagem’’ fantástica pelo imaginário de crianças e adultos. Rosário Costa, sanjoanense que é diretora criativa na Lego, esteve presente no evento.

Foram utilizadas mais de cinco milhões de peças em lego nas numerosas construções que estiveram patentes na Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio.

Rosário Costa, designer sanjoanense que é diretora criativa na Lego, na Dinamarca, esteve presente no evento, que foi organizado pela Associação Desportiva Sanjoanense (ADS) e Associação Portuguesa de Utilizadores de Lego (PLUG), com o apoio da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Com o título “Sanjoanense BRInCKa, LEGO® Fan Event!”, este certame reúniu várias construções alusivas aos mais diversos temas do imaginário das crianças e adultos, como uma mega cidade, o universo Star Wars, Friends, Arquitetura, máquinas reais do tema Technic, incríveis robots mindstorms, uma mesa com réplicas de viaturas, aeronaves e navios militares, e muito mais.

A exposição incluiu mesmo uma secção dedicada especificamente a símbolos de S. João da Madeira, com réplicas do edifício da Câmara Municipal, do Estádio da ADS, da Torre da Oliva e até da "famosa máquina de costura" que em tempos aí foi produzida.

Houve ainda várias experiências interativas, como demonstrações de robots, máquinas e viaturas controladas remotamente. Não faltaram igualmente “playzones” com milhares de peças à disposição, onde as crianças se puderam divertir fazendo as suas próprias construções.

Visitantes participaram
na construção de mosaico gigante

Em destaque neste evento, reconhecido pelo Grupo Lego, esteve também um mosaico gigante exclusivo, de perto de 100 mil peças, que foi ser construído ao longo da exposição pela mão dos próprios visitantes. No final, esta estrutura revelou a imagem de Cristiano Ronaldo.

Os bilhetes de ingresso deram acesso gratuito aos museus da cidade de S. João da Madeira – Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, Museu da Chapelaria e Museu do Calçado –, equipamentos culturais localizados na envolvente à zona onde decorreu esta mega exposição de construções em lego.

cultura