Conversa sobre arte e visita orientada no CAO

Iniciativas marcadas para este fim de semana (29 e 30 de janeiro)

“O Efeito do Observador” é uma das exposições atualmente patentes no Centro de Arte Oliva (CAO), em S. João da Madeira. Pretexto para uma conversa com o curador Pablo Berástegui Lozano, a artista Ângela Ferreira e o professor universitário João Sousa Cardoso.

Esta iniciativa terá lugar no CAO, neste sábado, 29 de janeiro, com início às 17h00. A moderação será assegurada por Andreia Magalhães, diretora desse equipamento cultural do município de S. João da Madeira.

Concebida a partir da Coleção Norlinda e José Lima (em depósito no CAO), a exposição “O Efeito do Observador” parte das obras catalogadas no respetivo acervo como “fotografias”, a fim de as relacionar com outras obras de distintas categorias (vídeo, instalação, pintura ou desenho).

São criações artísticas que, segundo informação disponibilizada pelo CAO, partilham “a temática da invocação, direta ou indiretamente, dos mecanismos de perceção humana e da observação atenta do mundo”.

Arte bruta e outsider

Para domingo, 30 de janeiro, às 15h00, o CAO agendou uma visita orientada à exposição “EUREKA!”, que tem por base a coleção Treger/Saint Silvestre, com curadoria de António Saint Silvestre.

Trata-se de "obras de cerca de 50 autores pouco ortodoxos, sobretudo de artistas autodidatas, oriundos dos chamados domínios da arte bruta ou arte outsider, habitando muitos deles um lugar indeterminado entre a ciência e a criação artística, mas também entre a tecnologia e a metafísica”.

Apresentando um panorama de projetos e investigações, de códigos, fórmulas e teorias que veiculam modelos alternativos de interpretação da realidade, “EUREKA!” expõe, nomeadamente, planos e projetos de invenções, máquinas e diversos veículos, criando estes últimos uma vasta galeria de aviões, carros, comboios e OVNIs.

A participação nestas iniciativas, que decorrem de acordo com as orientações da Direção-Geral de Saúde, requer inscrição prévia até às 18h00 desta sexta-feira, dia 28 de Janeiro. Para mais informações, os interessados devem contactar o CAO através do email centrodearteoliva@cm-sjm.pt ou pelo telefone 256 004 190.

 

26 de janeiro de 2022

cultura