Biblioteca Municipal inaugura Sala de Mandarim

Participando por videoconferência nesta cerimónia, o Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, realçou que esta é a “primeira Sala de Mandarim” numa biblioteca municipal em Portugal.

S. João da Madeira vai desenvolver, ao longo do corrente ano, um programa dedicado ao mandarim e ao diálogo intercultural com a China, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, com a colaboração do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro.

Este ciclo temático foi apresentado nesta quinta-feira, numa sessão realizada na Biblioteca Municipal de São João da Madeira, que culminou com a inauguração a Sala de Mandarim criada neste edifício, tendo por base livros doados ao nosso município pela Embaixada da China.

Participando por videoconferência nesta cerimónia, o Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, realçou que esta é a “primeira Sala de Mandarim” numa biblioteca municipal em Portugal e anunciou a oferta ao município sanjoanense de mais uma centena de títulos para integrar esse fundo bibliográfico, que serão enviados posteriormente.

As referências à relevância da literatura chinesa e da literatura portuguesa marcaram a intervenção do responsável diplomático, que destacou a importância do intercâmbio cultural que está subjacente ao ciclo de atividades agora apresentado e que tem como título “Mandarim: Literatura, património e tradições”.

Realçando “a amizade, solidariedade e cooperação” da Embaixada da China, o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, destacou os “novos passos” que estão a ser dados nesta parceria, aprofundando uma relação que tem por base o programa municipal de ensino de mandarim nos estabelecimentos de ensino do concelho, em parceria com os agrupamentos de escolas e com o apoio da Universidade de Aveiro.

Ao todo são cerca de 900 alunos, do 3.º ao 9.º ano de escolaridade, que frequentam essas aulas, como realçou Jorge Vultos Sequeira. “Continuando a desenvolver a vertente do ensino do mandarim nas nossas escolas, pretendemos agora dar novo passos na sua valorização através de iniciativas dirigidas à comunidade em geral”, adiantou o autarca.

Neste âmbito, a autarquia continua a contar, para o desenvolvimento das diferentes atividades, com a colaboração do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, representado nesta sessão pelo seu diretor, Carlos Morais, que salientou o facto deo programa “Mandarim: Literatura, património e tradições” contribuir para “melhorar a compreensão mútua e a amizade” entre Portugal e a China.

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Carla Relva, apresentou o programa das atividades, nesta cerimónia que incluiu ainda um momento musical de "diálogo" entre a pipa e a guitarra portuguesa

11 de fevereiro de 2022