“World Press Cartoon” patente na Biblioteca Municipal

Inauguração decorreu com a presença do “cartoonista” António, comissário da exposição. Para ver em S. João da Madeira até 9 de março.

Na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira foi inaugurada a exposição da edição de 2015 do “World Press Cartoon”. A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo, e do “cartoonista” António, que efetuou uma visita guiada à mesma, seguida pelo público que acorreu à iniciativa.

Como se pode ler na promoção da exposição, “o World Press Cartoon nasceu há 11 anos para exaltar um género jornalístico que dá mais cor e alegria à liberdade de imprensa, qualquer que seja a língua, o horizonte e a cultura em que seja praticado”.

De então para cá, consolidou-se como o grande evento de referência do humor gráfico de imprensa internacional, distinguindo os autores dos melhores desenhos humorísticos publicados na imprensa mundial nas áreas de Caricatura, Cartoon Editorial e Desenho de Humor.

A mais recente edição da exposição World Press Cartoon apresenta "uma recolha dos melhores trabalhos, nos quais são retratados com humor e acutilância os assuntos que, a nível mundial, foram notícia em 2014: da Ucrânia ao Papa Francisco; da epidemia de Ébola ao Campeonato do Mundo de Futebol; da crise europeia ao Estado Islâmico, vistos com humor e arte por cartoonistas de todo o mundo".

Assim, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira estão expostos, até 9 de março, os trabalhos premiados e os distinguidos com menções honrosas e que foram publicados no Brasil, Bulgária, França, Grécia, Índia, Irão, México e Portugal entre outros países concorrentes. Para ver de segunda-feira a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h30, e aos sábados, entre as 10 e as 13 horas. A entrada é livre.

cultura