Uma viagem pelos tempos das “big bands” com a Orquestra de Jazz de Matosinhos

A 10 de Outubro, na Casa da Criatividade. Espetáculo fez parte do programa do 89.º aniversário do Município de S. João da Madeira

A Orquestra de Jazz de Matosinhos subiu ao palco da Casa da Criatividade a 10 de outubro, às 21h30, num espetáculo integrado nas comemorações do 89º aniversário de emancipação concelhia de S. João da Madeira, que se celebra no dia seguinte. Este concerto levou o público n’ “Uma Viagem pelos tempos do Jazz”, recriando o nascimento e afirmação das  big bands no período de 1925 até 1945.

A Orquestra de Jazz de Matosinhos abordou três fases essenciais dessa história: as suas origens, perpassadas por uma certa ingenuidade do “jazz sinfónico” e a afirmação do génio de Duke Ellington, um dos mais brilhantes e elegantes condutores de grandes orquestras; o jazz dançante, fase que culmina com a revelação do grande Count Basie; e, finalmente, a época de consagração do swing, com várias personalidades que resistiram ao tempo, entre as quais se destacam Jimmy Lucenford e Benny Goodman.

Este programa, idealizado por Manuel Jorge Veloso e já testado na sua estreia em Matosinhos, confirma a Orquestra de Jazz de Matosinhos como um conjunto de grande competência técnica e musicalidade, capaz de fazer reviver, muitas décadas depois, os anos pioneiros de afirmação das big bands.

Banda aberta à inovação, à criação de um repertório contemporâneo próprio e à colaboração com grandes solistas e maestros consagrados, a Orquestra de Jazz de Matosinhos mostra, neste concerto, uma notável capacidade de mergulhar na história do jazz e de fazer reviver momentos e ambientes inesquecíveis.

cultura