Carminho deu tom às comemorações do aniversário da Cidade de S. João da Madeira (C VÍDEO)

Concerto realizou-se na Casa da Criatividade, a 12 de maio. Programa prossegue até finais de maio.

O fado, na voz de Carminho, ouviu-se na Casa da Criatividade, a 12 de maio, num extraordinário espetáculo, integrado nas comemorações do 33.º aniversário da elevação de S. João da Madeira a cidade, cujo programa se prolonga até final do mês.
No domingo, 14 de maio, as atividades prosseguiram com a Corrida da Família, no Parque do Rio Ul, numa iniciativa do Centro Humanitário de S. joão da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa.

À noite, às 21h45, as atenções voltatam-se de novo para a Casa da Criatividade, onde o humorista sanjoanense Pedro Neves se inspirou na irredutível aldeia gaulesa de Asterix para fazer rir o público do espetáculo “Sanjoanix”.

Redescobrir um talento
prematuramente desparecido

A 16 de maio, dia em que se completaram 33 anos da elevação de S. João da Madeira a cidade, a autarquia promoveu, durante a manhã, uma visita a obras em curso e apresentou projetos de requalificação urbana de diversos espaços públicos em diferentes ponyos da cidade, com especial incidência nas envolventes a zonas de habitação social.Ao final da tarde, procedei-se à inauguração da exposição “Luís Pinho. O absoluto da arte numa obra inacabada”, uma homenagem a alguém que nos anos 60 do século XX, deu aso, em S. João da Madeira, a uma "singular criatividade nas artes plásticas, mostrando já uma consciência cultural europeia", como afirmou o Presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo.

Com apenas 22 anos, Luís Pinho viria a perder a vida num acidente de viação. "A perda de um génio nos seus primeiros passos", como frisou o arquiteto Sidónio Pardal, seu primo. Da sua obra, ficou um acervo de quatro dezenas de pinturas, que dão forma a esta exposição, pra descobri até setembro, nos Paços da Cultura.

Sessão Solene
 As homenagens marcaram também a Sessão Solene Comemorativa do 33.º Aniversário da Elevação de S. João da Madeira a Cidade que se realizou, na noitebde 16 de maio, na Casa da Criatividade.
 A 17 de maio, houve uma festa convívio no Espaço Intergeracional "16 de Maio", na Rua Alão de Morais. Na mesma data, foi inaugurada a sede da Associação Comercial de S. João da Madeira, onde se apresentou o projeto "Comércio Nosso" e se antecipou um pouco do que será a edição deste ano do programa de animação "Verão de S. João".

Arte, moda e cinema
Entretanto, nesta quinta feira, 18 de maio, às 14h00, visita-se um mural artístico alusivo à história de S. João da Madeira que será criado na zona do Centro Coordenador de Transportes. Às 17h30, o Museu da Chapelaria recebe a mesa redonda “Moda Indústria. Moda Arte”, com a participação especial dos designers de chapéus espanhóis Pablo Merino e Mayaya Cebrián

Pelas 21h00, o clube de cinema “Cine S. João” tem a sua estreia nos Paços da Cultura, numa organização da Associação de Promoção da Juventude (APROJ), com o apoio da Câmara de S. João da Madeira e a parceria do Cine Clube de Arouca. Será exibido o filme “A Mãe É Que Sabe”, cujo realizador, Nuno Rocha, estará presente.

O programa completo das comemorações do 33.º Aniversário da Elevação de S. João da Madeira a Cidade, que decorrem até 28 de maio, pode ser consultado online, clicando aqui.