Exposição de cinzeiros de Portugal e do mundo

Para ver até 15 de outubro no Welcome Center do Turismo Industrial de S. João da Madeira, na Torre da Oliva.

De barro, vidro, louça, plástico, borracha, alumínio, ferro, minerais, cortiça e madeira. Publicitários, humorísticos e até decorativos. Redondos, quadrados, triangulares, retangulares e até com formas de chapéus e sapatos. São cinzeiros que contam histórias e que integram a coleção de José Clementino da Silva Costa, reunida desde 1976.
 
Dos 350 exemplares que constituem a coleção, uma parte importante está patente ao público na exposição inaugurada no dia 18 de setembro, no Welcome Center do Turismo Industrial, na Torre da Oliva. Para ver até 15 de outubro, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.
 
A coleção reflete as viagens do de José Costa pelo país e os contributos de familiares e amigos que, ao longo dos anos, lhe trouxeram cinzeiros de vários pontos o mundo: Angola, Andorra, Brasil, Espanha, EUA, França, Ilhas Maurícias, Itália, Jamaica, Marrocos, México, República Dominicana…
 
José Clementino da Silva Costa nasceu em Cucujães, em 1938. Aos 11 anos começou a trabalhar no armazém de malhas do pai, tendo-se estabelecido, em adulto, com armazém próprio em S. João da Madeira.
 
Tendo despertado para o colecionismo na década de 1960, é em 1976 que inicia a sua coleção de cinzeiros, que foi crescendo desde então, fruto de compras, ofertas e muitos “afanamentos”, como refere o próprio.
 
Agora, essa diversificada recolha de quatro décadas pode ser apreciada na Torre da Oliva, com entrada gratuita.

cultura