Rotary realizou conferência distrital em S. João da Madeira

Um evento marcante que decorreu ao longo de dois dias, reunindo mais de 300 participantes de vários pontos do país. Os trabalhos decorreram na Casa da Criatividade.

S. João da Madeira recebeu, nos dias 22 e 23 de maio, a XXXII Conferência do Distrito 1970 do Rotary. O programa incluiu, no primeiro dia, uma receção na Câmara Municipal, onde o presidente da autarquia, Ricardo Figueiredo, ofereceu ao representante do Presidente do Rotary Internacional Gerson Gonçalves um conjunto de lápis da fábrica Viarco. Natural de Londrina, no Brasil, Gerson Gonçalves leva também para a sua cidade livros sobre S. João da Madeira, que muito elogiou, destacando a qualidade de vida que aqui encontrou.
 
O dia inaugural deste importante evento ficou ainda marcado pelo hastear de bandeiras, na Praça 25 de Abril, em frente ao edifício da Casa da Criatividade. Crianças de S. João da Madeira associaram-se ao momento, numa participação que remeteu para o lema da conferência: “A Juventude fará brilhar o Rotary”.
 
Com representantes de vários pontos do País, os trabalhos da conferência decorreram no dia 23, na Casa da Criatividade. A sessão solene de abertura contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal que sublinhou o papel do Rotary em S. João da Madeira, destacando que “tem contribuído para que a cidade seja cada vez mais solidária”. O “grande apreço pelo trabalho do Rotary” ficou também vincado na mensagem escrita enviada pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e anterior autarca de S. João da Madeira.
 
As intervenções de Diamantino Gomes (Chairman do evento), Andrew Gay (Presidente do Rotary de S. João da Madeira), António Mendes (Governador do Distrito Rotário 1960), Fernando Laranjeira (Governador do Distrito Rotário 1970) e Gerson Gonçalves (representante do Presidente do Rotary Internacional) também fizeram parte do programa, assim como a participação do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, numa abordagem às “Condicionantes Sociais e Humanitárias no Portugal de Hoje”, e do Reitor da Universidade Fernando Pessoa, Salvato Trigo, intervindo sobre o tema “Os Jovens e o Futuro de Portugal”.

cultura