Sala dos Fornos da Oliva recebeu espetáculo de música e cultura da Ilha do Maio e de S. João da Madeira

Cidades geminadas estiveram juntas numa gala da amizade inserida no programa do VI Encontro de Estudantes Maenses que decorreu no município sanjoanense.

Estudantes da Ilha do Maio que fazem a sua formação em diversas universidades portuguesas reuniram-se, de 22 a 24 de maio, na cidade de S. João da Madeira para o seu 6.º encontro anual. O convite partiu do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, ricardo Figueiredo, no âmbito da geminação com aquele município de Cabo Verde, cujo responsável máximo, Manuel Ribeiro, também esteve no concelho sanjoanense.

Organizado pela Associação Maense em Portugal, este encontro constituiu um espaço privilegiado de debate, reflexão e crítica sobre os aspetos importantes referentes à ilha do Maio. Essa vertente esteve particularmente presente na conferência de 23 de Maio, nos Paços da Cultura, sobre o tema “O Percurso da Ilha do Maio no Contexto dos 40 anos da Independência de Cabo Verde: Contributos e Desafios”.

“Alimentar esta amizade que nos une”

Na sessão de abertura da conferência, o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Ricardo Figueiredo, realçou os laços entre os dois “povos irmãos” e manifestou vontade de contribuir para o seu aprofundamento. “Precisamos de alimentar esta amizade que nos une”, frisou o autarca sanjoanense.

Ricardo Figueiredo afirmou ser com “muito carinho” que a cidade recebia os amigos da Ilha do Maio e deixou um convite: “Façam em S. João da Madeira o vosso encontro anual sempre que o desejem!”. Os muitos aplausos que se seguiram mostraram a forma como os visitantes se sentiram bem recebidos. Já antes, a organização havia transmitido os parabéns pela “cidade muito bem organizada e estruturada”.

A participação de Paulo Morais, professor universitário, antigo vereador da Câmara do Porto e candidato à Presidência da República, foi outro dos destaques da conferência, que contou igualmente com a intervenção do Presidente da Câmara do Maio. Manuel Ribeiro viria a prolongar a sua estadia em S. João da Madeira até esta segunda-feira, 25 de maio, visitando nessa data várias empresas do Turismo Industrial, o Quartel e a Escola de Bombeiros, a Estação de Tratamento de Água dos Ribeiros, o Núcleo de Arte, a Oliva Creative Factory, a Sanjotec e o Centro de Formação Desportiva.

Intercâmbio cultural

A vertente de intercâmbio cultural esteve também patente neste Encontro de Estudantes Maenses, com destaque para a gala a realizada, na noite de 23 de maio (sábado), na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory. Aí se cruzaram manifestações artísticas da Ilha do Maio com atuações de associações sanjoanenses, que foram da música à dança, passando pela poesia e pelo canto.

Assim, participaram na animação dessa noite a Banda de Música de S. João da Madeira, o Centro de Cultura e Recreio (CCD), a APROJ e o Coro de Câmara, cujas intervenções se intercalaram com ritmos e tradições de Cabo Verde, destacando-se o grupo de tambores Tabanka, um desfile de traje africano e muitos momentos musicais, com Sant´Ana, Kriol Art´Music, Minis di Coimbra, Celina Pereira, Tibau Tavares. Seguiu-se uma “after party” de muita música e dança, com diversos DJs.

cultura