Especialista americana em empreendedorismo cultural visitou a Oliva

Alice Loy esteve em S. João da Madeira, no âmbito de uma deslocação a Portugal, por iniciativa da embaixada dos Estados Unidos, para realização de palestras na Universidade de Aveiro e na Fundação de Serralves.

A Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, recebeu esta semana a visita de Alice Loy, especialista em empreendedorismo cultural com forte sensibilidade social. Acompanhada por responsáveis da Câmara sanjoanense, a professora americana contactou com vários empreendedores que têm projetos instalados nessa incubadora criativa municipal, tendo também visitado o Núcleo de Arte da Oliva.

Alice Loy tem um entendimento multissetorial da área a que se dedica, fazendo uma abordagem na qual se cruzam empreendedorismo, cultura, turismo, criatividade, património e novas tecnologias, levando a um impacto social e económico.

Aliás, essa perspetiva ficou patente nas conferências realizadas em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, dedicadas à promoção da cultura e do turismo na era digital e ao papel das indústrias criativas nesse âmbito, que decorreram na segunda-feira (13 de abril), na Universidade de Aveiro e na Fundação de Serralves, no Porto, onde marcou presença o Presidente da Câmara de S. João da Madeira.

Alice Loy é cofundadora do Global Center for Cultural Entrepreneurship (Santa Fé, Novo México), onde atualmente exerce o cargo de Diretora de Programas. Viveu e trabalhou na Europa, no México, na América Central e na América índia, dedicando-se à investigação do desenvolvimento da indústria cultural e da criação empresarial.

Com um doutoramento em Comunicação e Empreendedorismo Estratégico, Alice Loy preparou e lecionou cursos de nível universitário sobre temas que vão do  Empreendedorismo Social à Ética Ambiental, tendo liderado a criação de programas premiados de empreendedorismo social, inclusão digital e empreendedorismo cultural. 

cultura