Núcleo de Arte da Oliva expõe Arte Bruta e Arte Contemporânea

Obras extraordinárias de criadores marginais e de autores consagrados projetam a face cultural de S. João da Madeira.

No Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, estão patentes ao público três exposições que projetam a face cultural da cidade nos planos nacional e internacional:
 
- “Arte Bruta: Transgredindo Fronteiras” (até final de setembro);
 
- “Figurativos, Místicos e Revolucionários: Obras da Coleção Treger/Saint Silvestre” (até 26 de abril);
 
- “Traço Descontínuo: Coleção Norlinda e José Lima – Uma seleção (Parte II)” (até 3 de maio).
 
Comissariada por Christian Berst, a exposição “Arte Bruta: Transgredindo Fronteiras” mostra as obras de artistas que não se consideram como tal. Essas criações extraordinárias de artistas marginais podem ser apreciadas nas antigas instalações do gigante metalúrgico que foi a Oliva, transformadas em pólo cultural e criativo. São obras que pertencem à Coleção Treger/Saint Silvestre, um acervo único na Península Ibérica, agora sedeado em S. João da Madeira e no qual se inserem igualmente as obras que integram a exposição “Figurativos, Místicos e Revolucionários”, na qual se incluem peças de Arte Outsider e Arte Haitiana..
 
A exposição “Traço Descontínuo: Coleção Norlinda e José Lima – Uma seleção (Parte II)”, comissariada por Miguel Amado, dá continuidade à apresentação pública desse excelente acervo constituído por aproximadamente 1000 obras de cerca de 250 artistas, mostrando as tendências da arte portuguesa e internacional desde o pós-Segunda Guerra Mundial”.
 
Estas exposições podem ser apreciadas no Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, na Rua da Fundição em S. João da Madeira, das 10h00 às 18h00, de terça a domingo (neste dia a entrada é gratuita das 10h00 às 13h00) 

cultura