Pintura de José Emídio para ver nos Paços da Cultura até 5 de novembro

Galeria dos Paços da Cultura expõe quadros de José Emídio, no âmbito do ciclo “Industrial”, comemorativo do 30.º aniversário da elevação de S. João da Madeira a cidade.

Depois de uma primeira conferência dedicada à Economia e realizada nas instalações da empresa Cartonagem Trindade, o Ciclo industrial prosseguiu com a inauguração de uma exposição de pintura de José Emídio, a 19 de setembro, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira.
 
O muito público que compareceu teve a oportunidade de seguir atentamente uma visita guiada pelo próprio autor às obras expostas, que podem ser apreciadas até dia 5 de novembro.
 
Natural de Matosinhos, José Emídio está ligado, há cerca de 30 anos, a S. João da Madeira, onde atualmente reside. Um período que coincide com o aniversário que está a ser celebrado pela cidade, onde chegou para dar aulas na Escola Dr. Serafim Leite, em 1984. Atualmente é vice-Presidente da Direção da Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas.
 
A sua obra artística tem conquistado a admiração de nomes grandes de outras áreas da cultura, como o escritor Mário Cláudio: “Solar como poucas, a paisagem de alma que José Emídio atravessa, e de que nos dá conta nestes instantes da sua pintura, recupera um locus amoenus que o crescente globalismo não cessa de rasurar”.
 
Também Manuel António Pina escreveu um poema sobre um quadro de José Emídio: A pintura, infatigável criança,/ colhe com longos dedos materiais/ o que da infância, por ser de mais,/ a própria infância não alcança.

cultura