Museu da Chapelaria participa em projeto internacional de museologia

Municípios de S. João da Madeira, Barcelos e Penafiel juntam-se à Faculdade de Letras da Universidade do Porto como representantes de Portugal no projeto “EU-LAC-MUSEUMS”.

Seis jovens portugueses (dois de S. João da Madeira, dois de Barcelos e dois de Penafiel), juntam-se a estudantes da Escócia e Costa Rica para reforçarem os laços culturais entre a União Europeia (EU) e a e a América Latina e Caribe (LAC).

O Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, recebeu neste sábado a assinatura de protocolos de colaboração no âmbito deste projeto internacional, intitulado “EU-LAC-MUSEUMS”, que visa a promoção das relações entre a União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

Além do Museu da Chapelaria, a representação portuguesa inclui museus municipais de Barcelos e Penafiel, bem como a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), por isso nesta sessão juntaram-se ao Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Ricardo Figueiredo, as vereadoras Armandina Saleiro (CM de Barcelos) e Daniela da Rocha Oliveira (CM de Penafiel), assim como a diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro. Esteve também presente James Brown, da Universidade de St. Andrews (Escócia), entidade que coordena o projeto em articulação com o Museu Nacional da Costa Rica e a FLUP.

“É uma excelente oportunidade para estes jovens conhecerem outras culturas e contribuírem para melhorar o entendimento cultural entre países diferentes, o que é muito importante para construção de um mundo melhor”, como afirmou, nesta sessão, o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo, deixando votos de “muitas felicidades” aos seis estudantes que participam no Programa de Mobilidade Jovem integrado neste projeto.

À tarde, os representantes das entidades envolvidas e os seis jovens de S. João da Madeira, Barcelos e Penafiel tiveram a oportunidade de  visitar o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado.