Comemoração do 25 de Abril culminou com sessão sobre Portugal depois da Revolução

S. João da Madeira

As comemorações do 25 de Abril em S. João da Madeira – este ano promovidas em conjunto pela Assembleia Municipal, Câmara e Junta de Freguesia – culminaram com um segundo painel temático sobre a Revolução de 1974, realizado no último sábado.

Para intervir nesta sessão, estiveram no edifício da Torre da Oliva os arquitetos Gomes Fernandes (ex-Secretário de Estado do Ordenamento e Ambiente e ex-vereador da Câmara Municipal do Porto) e Joaquim Milheiro (dirigente do setor de Ordenamento, Planeamento e Ambiente da Câmara de S. João da Madeira), Manuel Carlos Silva (ex-diretor-geral da Apiccaps), o investigador Pedro Nuno Oliveira (Universidade do Porto) e Joaquim Almeida (ex-Coordenador da União dos Sindicatos de Aveiro).

Com moderação da Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, o painel de convidados falou sobre Portugal depois de 25 de Abril, complementando o primeiro debate realizado uma semana antes, no qual foi abordada a realidade do país antes da Revolução. Desta vez, e com novos intervenientes, foi dada uma especial atenção às áreas a que os mesmos se encontram ligados e à forma como cada um desses setores evoluiu depois de 1974 e até à atualidade.

Assim, os arquitetos Gomes Fernandes e Joaquim Milheiro traçaram linhas sobre o que mudou ao nível do urbanismo, enquanto Manuel Carlos Silva se focou em particular numa abordagem ao desenvolvimento económico das últimas quatro décadas. Já Pedro Nuno Oliveira juntou temas como a saúde e a educação na sua intervenção, cabendo a Joaquim Almeida lançar um olhar sobre as conquistas dos trabalhadores.

Distinguidos vencedores de concurso de cartazes

No âmbito desta sessão, o Presidente da Câmara de S. João da Madeira distinguiu os vencedores das diferentes categorias do Concurso de Cartazes do 25 de Abril dirigido aos alunos das escolas da cidade. A cada um deles, Jorge Vultos Sequeira entregou um Cartão Anual da Casa da Criatividade e Paços da Cultura de S. João da Madeira, para que possam beneficiar de vantagens no acesso a espetáculos nesses equipamentos municipais.

Recorde-se que os jovens autores premiados foram os seguintes:
- 1.º Ciclo, Miguel de Ferreira Bastos, do 3.º ano da Escola do Espadanal;
- No 2.º Ciclo, Lee Mendonça Humphrey, do 6.º A da Escola Oliveira Júnior;
- No 3.º Ciclo, Mariana Oliveira Pardal, do 7.º F da Escola Oliveira Júnior;
- No Secundário, Rui Gonçalo Silva Florêncio, do 10.º E da Escola Dr. Serafim Leite.

Os cartazes vencedores estiveram patentes no edifício da Torre da Oliva, integrados na exposição sobre o 25 de Abril que aí foi possível ver entre 19 de abril e 1 de Maio, tendo por base o excelente acervo reunido por Joaquim Jorge Araújo, que se envolveu ativamente nesta iniciativa.