Filme conta a chegada de Eusébio a Portugal

Próxima sessão do Cine S. João realiza-se a 7 de fevereiro, nos Paços da Cultura

"Ruth" é uma história sobre... Eusébio, grande nome do futebol português e mundial. Aos 17 anos, aquele que viria a ser conhecido como "Pantera Negra" aterrou em Lisboa, vindo de Moçambique, a coberto de um outro nome, para "fintar" a concorrência, num disputado processo de contratação.

É nesse episódio que se centra o filme "Ruth" (M12), que vai passar em S. João da Madeira, no dia 7 de fevereiro, às 21h30, no âmbito do projeto Cine S. João. A entrada é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis, pelo que os interessados devem reservar o seu bilhete nos Paços da Cultura, em cujo auditório irá decorrer essa projeção.

Com realização de António Pinhão Botelho, a partir de um argumento escrito pela sua mãe, Leonor Pinhão, “Ruth” retrata a sociedade portuguesa metropolitana e ultramarina no início da década de 60, a partir da história do jovem futebolista moçambicano, atleta predestinado do Sporting Clube Lourenço Marques, que se vê cobiçado e contratado pelo clube rival, o Benfica.

“Chantagem, tentativas de rapto, envolvimento de ministros, delírio nos jornais e promessas milionárias fazem da história da transferência do futebolista – um miúdo que nunca ninguém vira jogar - uma saga desenrolada em dois continentes”, lê-se na sinopse divulgada pela produtora “Leopardo Filmes”.

Esta sessão incluirá, como habitualmente, uma tertúlia, na qual, desta vez, se prevê a participação de figuras conhecidas do mundo futebolístico, com as quais o público terá a oportunidade de conversar.

O Cine S. João é um projeto da Câmara Municipal de S. João da Madeira, com curadoria do Cine Clube de Arouca e o apoio da associação sanjoanense APROJ.