«Poesia à Mesa» invade S. João da Madeira

De 1 a 23 de março, uma tempestade de poesia vai atravessar a cidade.

Dos restaurantes aos teatros, das fábricas às escolas, dos autocarros ao mercado e, ainda, a novidade de 2019, poesia no Centro de Saúde. Dezenas de eventos do Festival Poético «Poesia à Mesa» vão acontecer entre 1 e 23 de Março, em S. João da Madeira.

O espetáculo de abertura está, já, agendado para esta sexta-feira, 1 de março, às 22h00, na Casa da Criatividade. Será a Lisbon Poetry Orchestra que, com outros artistas convidados, celebram e interpretam poesia, numa viagem verdadeiramente única.

Todos os anos são homenageados 6 poetas. Em 2019, o «Poesia à Mesa» dará destaque a Adília Lopes, a Almeida Garrett, a Ana Paula Inácio, a Carlos Tê, a Ondjaki e a Sidónio Muralha, que terão a poesia espalhada por S. João da Madeira.

É um festival que divulga um vasto conjunto de poetas, através de performances espalhadas por S. João da Madeira, em locais e contextos diversos.

As fábricas páram as máquinas para os trabalhadores ouvirem poesia, enquanto os autocarros são palco de declamadores, que se misturam com os passageiros.

Os restaurantes servem os clientes em toalhetes de mesa pintados com poemas e grupos poéticos animam as refeições. As escolas recebem oficinas poéticas dedicadas aos mais novos.

No Mercado Municipal, clientes e vendedores serão brindados com  poemas escritos e lidos. E, no Centro de Saúde de S. João da Madeira, serão distribuídas receitas poéticas aos utentes, porque a poesia ajuda a curar a alma.

Os espetáculos de teatro e música, sempre com poesia presente. A exposição de pintura na biblioteca municipal, onde os poemas integram as telas. O banho de multidão na peregrinação poética e no serão poético. O concurso "Poesia na Corda".

Tudo isto, e muito mais, pode ser consultado ao clicar neste documento: Programação Completa do Festival Literário Poesia à Mesa 2019.

Outros artigos sobre o Festival Literário «Poesia à Mesa»:

Lisbon Poetry Orchestra na Casa da Criatividade

Concurso “Poesia na Corda”

Vídeo com os destaques do «Poesia à Mesa»:

cultura

Mais imagens