S. João da Madeira celebrou o Dia Mundial da Poesia com a presença da Ministra da Cultura em iniciativa integrada no festival literário Poesia à Mesa

Esta manhã, a ministra e o presidente da câmara, Jorge Vultos Sequeira, participaram na iniciativa «poesia na fábrica» que decorreu na Viarco.

As comemorações do Dia Mundial da Poesia, em S. João da Madeira, decorreram na Viarco, fábrica centenária de lápis e que desenvolve produtos para desenhar, numa cerimónia que incluiu declamações de poesia e uma visita guiada pelos espaços de produção da empresa.

A ministra da cultura enalteceu o festival Poesia à Mesa, mencionando que "a poesia deve ser celebrada fora dos livros", algo que este festival pratica desde 2003. Graça Fonseca destacou, ainda, o simbolismo de celebrar o Dia Mundial da Poesia na fábrica Viarco, apelidando esta empresa de "poema vivo"., pela sua história, pelo seu presente e pelo futuro que consegue projetar.

Nesta cerimónia, as declamações de poesia estiveram a cargo de diversos declamadores, entre os quais, a ministra Graça Fonseca e vários colaboradores da Viarco, que juntaram-se às performances de Paulo Condessa e Sérgio Correia, na guitarra. Todos os poemas foram declamados em cimas das mesas de trabalho da fábrica.

Jorge Vultos Sequeira, Presidente da Câmara Municipal, fez questão de afirmar que S. João da Madeira foi, neste 21 de março, a "capital da poesia" e agradeceu a todos os responsáveis e participantes no festival Poesia à Mesa, desde a primeira edição até aos dias de hoje, que celebra a 17ª edição, tendo como comissários José Fanha e Paulo Condessa.

Dono e administrador da Viarco, José Vieira teve a oportunidade de apresentar a fábrica , ao longo da manhã, e destacou a relação, desde a primeira edição até hoje, que a Viarco tem com o festival Poesia à Mesa. O empresário, explicou a importância deste evento para a Viarco. "Parar a produção significa um custo financeiro, mas quando se trata parar a produção para proporcionar poesia aos nossos colaboradores, estamos a acrescentar valor à nossa empresa", referiu.

Este cerimónia teve varios momentos que podem ser testemunhados neste vídeo (apenas disponível no site e nas redes sociais).

Vídeo: João Rita | CMSJM

Fotografia: Patrice Almeida | CMSJM