Festival de Teatro de S. João da Madeira já subiu ao palco para se apresentar ao público

Não estava no programa, mas o primeiro grande momento da edição deste ano já foi levado à cena, antecipando um evento que promete voltar a mexer com a cidade.

A sessão de apresentação do programa da 13.ª edição do Festival de Teatro de S. João da Madeira subiu literalmente ao palco, como se tratasse já de uma das peças deste evento oque vai decorrer de 26 de abril a 17 de maio, numa organização do Projeto “Espaço Aberto” do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em parceria com a Câmara Municipal.

Na Casa da Criatividade, o presidente da Câmara de S. João da Madeira, as professoras do projeto Espaço Aberto, a Diretora do Agrupamento de Escolas Serafim Leite e a responsável pela programação da Casa da Criatividade interpretaram os respetivos papéis como representantes da organização do festival, dando a conhecer de uma forma original o programa deste ano.

O formato surpreendeu positivamente a plateia, constituída maioritariamente por elementos de diversos grupos de teatro participantes no evento, que, desta vez, foram “público” em vez de atores, não poupando aplausos a quem, nesse momento particular, esteve em cena para divulgar mais esta edição marcada pelo lema: “Pelo teatro, acontece educação”.

Envolvimento da comunidade

Como começou por referir Madalena Balseiro, do Espaço Aberto, este é um festival que envolve toda a comunidade: “Todos temos um papel a desempenhar. Todos somos atores”. E isso faz bem e recomenda-se, pois, como sublinhou Anabela Brandão, Diretora do Agrupamento Serafim Leite, “o teatro é efetivamente terapêutico”.

A responsável escolar enalteceu a ação desenvolvida pelos professores para a concretização de cada edição do festival, aspeto que Jorge Vultos Sequeira, Presidente da Câmara de S. João da Madeira, reforçou, destacando que se trata de “trabalho voluntário”, refletindo uma “dedicação notável à cidade”.

Património cultural

Salientando que o evento vem “enriquecer o património cultural” da cidade e do país, o autarca lançou o desafio à responsável pela programação da Casa da Criatividade, Gisela Borges, para se proceder a uma recolha dos originais de peças criadas especificamente para o festival, tendo por objetivo a sua publicação.

Se essa poderá ser uma novidade da próxima edição, a deste ano tem como uma das inovações a representação de uma das 24 peças programadas num dos autocarros dos Transportes Urbanos Municipais de S. João da Madeira (TUS). As restantes sobem ao palco da Casa da Criatividade e Paços da Cultura, com entradas a 3,5 euros, à exceção da abertura – “Hamlet” –, cujos preços variam entre os 5 e os 7,5 euros.

Ao todo, serão 24 peças que irão passar por esses espaços Os bilhetes podem ser adquiridos na BilheteiraOnline (disponível apenas em www.cm-sjm.pt), nos Paços da Cultura, no Turismo Industrial, nas lojas FNAC, CTT, Centro Comercial 8.ª Avenida (Worten), El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, a linha 24h de reservas e informações 18 20 do MEO e os Quiosques Serveasy.

Toda a informação sobre o Festival de Teatro de S. João da Madeira poder consultada em www.casadacriatividade.com

Mais imagens