Ex-trabalhadores da fábrica Oliva visitam exposição “Trabalho Capital” no Centro de Arte Oliva

O curador, Paulo Mendes, acompanhou antigos operários neste regresso ao edifício da metalúrgica sanjoanense, agora dedicado à Arte.

A exposição “Trabalho Capital” foi visitada por ex-funcionários da Oliva, guiados por Paulo Mendes, comissário responsável por esta instalação artística. Este momento serviu também para o reencontro de ex-colegas, que puderam apreciar juntos uma exposição com ligações ao próprio passado profissional.

É, precisamente, num dos pavilhões industriais das antigas instalações da icónica metalúrgica sanjoanense que funciona o Centro de Arte Oliva (CAO). Esta exposição pretende evocar a “memória social e política da fábrica Oliva, associando essa memória a este espaço museológico”, tal como explicou Paulo Mendes aos visitantes.

Os 40 ex-colaboradores que marcaram presença nesta visita guiada tiveram assim a oportunidade de interpretar a exposição com a presença do comissário, que foi explicando os motivos das obras selecionadas, bem como das instalações artísticas que as envolvem.

Nesta exposição, existem inúmeras intervenções que transformam as galerias do CAO num cenário industrial, que remete, precisamente, para a memória da fábrica Oliva e para um espaço de trabalho, de transformação e transição. “Procuramos proporcionar uma experiência única a quem vem aqui visitar, recuperando o ADN deste espaço”, explicou Paulo Mendes aos ex-funcionários presentes.

As obras de arte contemporânea escolhidas a partir do acervo da coleção Norlinda e José Lima encaixam, portanto, num contexto transformado por inúmeras peças ali instaladas, entre as quais, paredes em tijolo, andaimes e diversos materiais industriais. No total, estão envolvidos 115 artistas e 150 obras expostas.

Entre os ex-trabalhadores, este momento também serviu para convívio, para revisitar espaços que conheceram outrora e recuperar memórias antigas da fábrica Oliva.

cultura