S. João da Madeira acolheu concurso internacional de arte floral

Um dos principais concursos mundiais de Arte Floral decorreu pela primeira vez em Portugal e contou com um dos maiores nomes da especialidade. Araik Galstyan esteve em S. João da Madeira, vindo de Moscovo, onde tem a sua escola internacional de design floral.

Vários dos melhores designers florais do mundo estiveram em S. João da Madeira para participarem no evento “Flowers World Portugal - International Cup 2016”. Este evento decorreu ao longo de uma semana, no início de setembro, com os últimos dois dias do programa, que tiveram lugar na Casa da Criatividade e Praça 25 de Abril, abertos ao público em geral.
 
Na quinta-feira de manhã, às 10h00, concorrentes mostraram as suas capacidades na elaboração de cerca de duas dezenas de instalações de rua com flores, patentes ao público no local até 18 de setembro.
 
Arranjos florais em… banheiras de ferro
 
De uma forma diferenciadora, e com a colaboração da empresa Recor (da vizinha localidade de Arrifana), esses arranjos foram realizados em banheiras de ferro fundido – e não nos habituais vasos -, numa alusão a um dos produtos marcantes da antiga metalúrgica Oliva, que faz parte da história de S. João da Madeira e cujos edifícios albergam hoje espaços municipais inovadores como a Oliva Creative Factory ou o welcome center dos Circuitos pelo Património Industrial sanjoanense.
 
Esse momento assinalou o início da competição internacional que continuou logo após no interior da Casa da Criatividade. No dia seguinte, voltou a haver programação ao ar livre gratuita, com um fantástico desfile e show de arte floral, também na Praça 25 de Abril, sessão que incluiu entrega de prémios e o encerramento oficial do concurso.
 
Nomes grandes da arte floral
 
Este “Flowers World Portugal - International Cup 2016” teve a chancela de qualidade de Araik Galstyan, um dos maiores nomes mundiais da arte floral, várias vezes premiado a nível internacional, que realizou workshops em S. João da Madeira, inseridos no programa do evento.
 
Além de júri do concurso, este arménio residente em Moscovo – onde tem uma escola internacional da arte que o tornou famoso – foi um dos intervenientes nas demonstrações que decorerram durante o evento, assim como Carlos Alberto Gonçalves, um nome da “casa” que é já uma referência nesta área, sendo dirigente da Associação Portuguesa de Floristas e Decoradores (APFD). 
 
No currículo deste sanjoanense destaca-se a participação em vários eventos florais no nosso país, assim como a conquista de primeiros prémios e outros lugares honrosos em Portugal e no estrangeiro.

cultura