Centro de Arte Oliva e Coleção Norlinda e José Lima expõem em São Bento na Residência Oficial do primeiro-ministro

A partir de 5 de setembro, o Palacete de São Bento acolhe cerca de 30 trabalhos de arte portuguesa contemporânea, provenientes da Coleção Norlinda e José Lima.

Obras em depósito no Centro de Arte Oliva de S. João da Madeira vão ser expostas na residência oficial do primeiro-ministro.

De 5 de Setembro de 2019 e até final do ano, o Palacete de São Bento expõe ao público, todos os domingos, 34 obras de artistas portugueses, provenientes da Coleção Norlinda e José Lima, com curadoria de Isabel Carlos.

Trata-se da iniciativa "Arte em São Bento", lançada em 2017, que nesta terceira edição apresenta trabalhos de pintura, fotografia e escultura que tem como autores Paula Rego, Lourdes Castro, Cruzeiro Seixas, Graça Morais, Eduardo Barata, Ana Jotta, João Penalva ou Maria Capelo.

Isabel Carlos é responsável pela curadoria da exposição

As obras estão instaladas nas principais salas da Residência Oficial, desde as mais públicas — sala de receção, sala de audiências, sala de jantar — a espaços de trabalho, ajustando-se à funcionalidade de cada lugar.

Dois princípios orientaram as escolhas da curadora Isabel Carlos: o equilíbrio entre artistas mulheres e homens, que se traduz numa mostra paritária; e a atenção particular à criação contemporânea, optando por mostrar artistas atuais.  

Desde Junho de 2016, que os jardins do Palacete de São Bento estão abertos à população todos os domingos, com entrada gratuita. A partir de Outubro de 2018, o acesso do público estendeu-se às salas principais da Residência, que também estão disponíveis para visitas ao domingo até final do ano, entre as 10h00 e as 17h00, proporcionando a visita pelos espaços interiores onde as obras de arte contemporânea portuguesa têm estado em exposição.

A Coleção Serralves em 2017 e a Coleção António Cachola/Museu de Arte Contemporânea de Elvas em 2018, foram os primeiros acervos a integrar a iniciativa "Arte em São Bento". Este ano, a Residência Oficial do Primeiro-Ministro dá, então, lugar a uma seleção de obras provenientes da Coleção Norlinda e José Lima, uma das maiores coleções privadas de arte do país, sediada no Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira.

A inauguração da Arte em São Bento 2019 – Coleção Norlinda e José Lima terá lugar no quinta-feira, dia 5 de Setembro de 2019, às 18h00, e será aberta ao público. O programa inclui também um concerto do quarteto Danças Ocultas nos jardins da Residência.

Fotografias: © João Silva/ Global Imagens?

cultura