Alunos do 1º ciclo de S. João da Madeira debatem Direitos Humanos

Em sessão comemorativa do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que decorreu nos Paços da Cultura.

Cerca de 50 crianças participaram na sessão “Vamos falar de valores? - Discriminação combate-se com Educação”, desenvolvida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira em parceria com o projeto Cine S. João e a Associação Mentemovimento.

Esta iniciativa realizou-se no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, com alunos do segundo ano das escolas Conde Dias Garcia, do Parrinho e das Fontaínhas, a serem instigados a refletir sobre o que são direitos humanos, tendo também assistido e feito uma análise crítica a duas curtas-metragens animadas alusivas ao tema.

De forma lúdica, os alunos tiraram conclusões sobre a mensagem dos filmes exibidos, sobre como a diferença deve ser valorizada e aceite entre os cidadãos, numa sessão que foi dinamizada por três técnicas da Associação Mentemovimento e contou com a presença da Vereadora da Educação, Irene Guimarães, e Ademar Silva da Mentemovimento, que acompanharam a forma como as crianças encaram os direitos humanos e as reflexões que têm sobre estes valores universais.

educação