Jardins de Infância com oferta diversificada neste Natal

Câmara Municipal preparou conjunto de atividades para crianças do pré-escolar nesta interrupção letiva.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira preparou um conjunto de atividades para preencher a oferta educativa dos jardins-de-infância nesta interrupção letiva do Natal. Atividades desportivas, culturais e também científicas pretendem proporcionar momentos lúdicos, mas também pedagógicos às crianças do pré-escolar do concelho.

A partir desta quarta-feira, 18 de dezembro, os jardins-de-infância mantêm os seus serviços em funcionamento, no mesmo horário dos dias letivos. Assim, graças ao programa de Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), um conjunto de quatro dezenas de monitoras e assistentes operacionais distribuídas pelos 10 jardins-de-infância serão as responsáveis, não só pela guarda em segurança das crianças, mas também pelo desenvolvimento de várias atividades, sobretudo de expressão plástica e dramática.

Para além disso, e tal como aconteceu no verão passado no chamado programa “Escola Aberta”, diversas atividades serão realizadas contando com a colaboração de equipamentos culturais da Câmara Municipal: o Museu da Chapelaria irá desenvolver a oficina “O meu chapéu de Natal”, o Museu do Calçado a oficina “Uma bota para o Pai Natal”, e o Centro de Arte Oliva “Amuletos de Natal”.

Já os professores de Atividade Física e Desportiva das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) também estarão ao serviço com jogos tradicionais e expressão motora, enquanto as professoras de ciências do projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” irão desenvolver uma experiência científica divertida intitulada “Plasticina brilhante”.

Por fim, os alunos mais pequeninos do concelho irão participar na atividade “Bolachas natalícias” com a colaboração da nutricionista da Divisão da Educação da Câmara Municipal. Estas atividades não irão representar qualquer acréscimo financeiro para as famílias.

As crianças inscritas previamente pelos respetivos encarregados de educação também terão acesso ao refeitório escolar. As ementas estão publicadas nos sites da Câmara Municipal e dos Agrupamentos de Escolas e afixadas em papel em cada estabelecimento escolar.

S. João da Madeira, 16 de dezembro de 2019

educação