Instalada a Assembleia Municipal Jovem de 2020

Esta é uma iniciativa da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, em articulação com a Câmara e as escolas do concelho.

Perto de quatro dezenas de alunos das escolas de S. João da Madeira tomaram posse como membros eleitos da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) no ano letivo 2019/2020, tendo o ato de instalação deste órgão decorrido esta quarta-feira, 15 de janeiro, no edifício da autarquia.

Logo após, a sala de sessões da Assembleia Municipal recebeu a primeira sessão da AMJ, projeto lançado no início de 2018 pela Assembleia Municipal, em articulação com a Câmara, e que vai na sua terceira edição, proporcionando um espaço de reflexão e debate sobre temas direcionados aos jovens.

Estes deputados – eleitos pelos alunos dos agrupamentos de escolas Dr. Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior, assim como pelo Centro de Educação Integral – têm a possibilidade de expor as suas ideias, de partilhar preocupações e de procurar soluções comuns, confrontando diretamente o Presidente da Câmara e o executivo com as suas opiniões e propostas para a cidade.

Com a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, a dirigir os trabalhos, o início do “mandato” registou a presença da representante da anterior edição da AMJ, Mariana Coelho, que passou aos presentes uma mensagem de confiança nos novos eleitos, desafiando-os a aproveitar esta oportunidade de participar na vida da cidade, no âmbito de um projeto que considera “cada vez mais importante”.

Exercício da democracia

O Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, agradeceu a participação de todos os envolvidos no projeto, dirigindo “uma palavra especial aos professores” pelo seu papel em mais esta iniciativa que “visa divulgar a democracia participativa junto dos jovens da nossa cidade”, contribuindo para o desenvolvimento do seu “espírito crítico”.

O autarca garante que o que é dito na AMJ “é escutado com muita atenção” pelos responsáveis do Município, pois “a democracia faz-se com a crítica, com a discussão e com a partilha de opiniões”. Jorge Vultos Sequeira assinalou, a esse propósito, que nas duas edições anteriores houve propostas concretas apresentadas pelos jovens deputados que “foram efetivamente concretizadas e executadas pela Câmara”.

Nesta sessão inaugural da AMJ intervieram ainda deputados “seniores”, de partidos com assento na Assembleia Municipal, que elogiaram a vontade dos jovens de participarem ativamente na vida da cidade no âmbito desta iniciativa, que consideram uma mais-valia para S. João da Madeira.

Já nesta primeira sessão, na sequência das questões colocadas pelos membros da AMJ no período de antes da ordem do dia, o Presidente da Câmara deu informações sobre o ponto da situação de intervenções que a autarquia tem realizado ou irá concretizar em áreas como o ambiente, a educação e a cultura.

Propostas para a cidade

No período da ordem do dia, cada agrupamento de escolas apresentou as suas propostas para a cidade, que têm por tema, este ano, “SJM – Cidade sustentável e amiga”, entre as quais se contam a implementação de um mecanismo de recolha e reciclagem de plásticos, a disponibilização de bicicletas elétricas e respetiva ciclovia, a colocação de paragens de autocarros e de indicadores dos respetivos horários e a atribuição de incentivos fiscais e económicos a empresas sanjoanenses que adotem uma economia circular.

O debate e votação dessas e de outras propostas serão realizados nas próximas sessões da AMJ, que desde já conta com um representante eleito nesta primeira reunião: Alexandre Sanjuan Gomes, aluno do 11.º ano do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, que recolheu 20 votos no sufrágio realizado para o efeito.

A AMJ é uma iniciativa da Assembleia Municipal de S. João da Madeira que, em articulação com a Câmara Municipal e as escolas do município, pôs em prática este projeto direcionado a todos os alunos da cidade, do 4º ao 12º ano de escolaridade, com vista à promoção do seu papel cívico e intervenção social.

Clique aqui para ver o álbum de fotografias da primeira sessão da AMJ 2019/2020.

16 de janeiro de 2020

educação