“A Voz dos Alunos” ouvida em sessão sobre Direitos Humanos

A Escola João da Silva Correia, em S. João da Madeira, foi palco da atividade “A Voz dos Alunos”, promovida pelo Ministério da Educação com o objetivo de conhecer, respeitar e celebrar os Direitos Humanos.

Diversos alunos de todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, apresentaram reflexões relacionadas com Declaração Universal dos Diretos Humanos Organização das Nações Unidas (ONU), a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e as metas de sustentabilidade 2030 definidas pela ONU.

Tratou-se de uma iniciativa da Direção Geral da Educação (DGE), enquadrada nas atividades da Semana Educativa Ibero-Americana, com o objetivo de colocar em reflexão o tema “Cidadania e Democracia para garantia dos Direitos Humanos” da OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos.

Esta sessão, que contou, também com as intervenções, via vídeo, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e ainda com o discurso de Ana Paula Laborinho, Diretora da OEI Portugal.

A Escola Secundária João da Silva Correia foi o estabelecimento de ensino escolhido para acolher esta atividade porque, desde 2016, desenvolve um projeto educativo denominado “Por um mundo mais tolerante”, que no último ano letivo venceu o Prémio Ibero-americano de Educação para os Direitos Humanos”.

No auditório da escola, além de alunos, estiveram presentes Irene Guimarães, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira, José Sousa, Diretor de Projetos e Serviços Educativos da DGE, Paula Barros, Coordenadora de Projetos Educação e Parcerias, Teresa Pinto, Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia e Mota Garcia, Diretor do Agrupamento.

educação