Câmara distribui fruta e hortícolas nas escolas

Iniciativa pretende incentivar à prática de uma alimentação saudável.

Desenvolvida em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho, esta tem como intuito sensibilizar para a importância, junto dos alunos e das suas famílias, da inclusão de mais fruta e produtos hortícolas na dieta alimentar.

Assim, está prevista a distribuição gratuita de fruta e produtos hortícolas variados às cerca de 1200 crianças do 1.º ciclo do ensino básico, duas vezes por semana, num total superior a 45.000 peças de fruta. Atualmente, têm beneficiado desta medida os alunos a frequentar as escolas de acolhimento destinadas a dar apoio aos trabalhadores de serviços essenciais, bem como, os alunos que usufruem da refeição escolar em sistema take-away, mas logo que as atividades letivas presenciais sejam repostas esta medida será retomada para todos os alunos.

Maçã,  pera, clementina, tangerina, cereja, banana, ameixa, pêssego, cenoura “bebé” e tomate-cereja são as peças que serão distribuídas, de forma rotativa e devidamente planeada pela Divisão de Educação do município. Em simultâneo, serão desenvolvidas ações de educação e de sensibilização.

O Regime da Fruta Escolar (RFE) é uma iniciativa de âmbito europeu e que pretende, através da distribuição gratuita de 1 peça de fruta ou legume duas vezes por semana, reforçar as práticas alimentares mais saudáveis e capacitar as crianças e famílias para a adoção de competências que levem a um consumo de fruta em substituição por "lanches" de fraca qualidade nutricional. O RFE aplica-se em estabelecimentos de ensino público aos alunos que frequentam o 1.º ciclo dos agrupamentos de escolas e é financiado pelos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, da Saúde e o da Educação.

A escola, constituindo-se como veículo privilegiado de acesso à formação dos jovens, afigura-se como a forma ideal de acesso aos destinatários da medida, garantindo os meios adequados para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Neste sentido, é um fator essencial para a sensibilização da consciência coletiva que determina a obtenção, a longo prazo, de resultados sustentáveis, a favor da saúde e da luta contra a obesidade.

S. João da Madeira, 12 de janeiro de 2021

educação