Jornadas da Educação de S. João da Madeira com perto de mil inscritos na vertente online

Presencialmente, há ainda mais de 100 participantes na Casa da Criatividade.

Enquadrada nas atividades que assinalam o início do ano letivo em S. João da Madeira, a 12.ª edição das Jornadas da Educação do concelho abriu nesta quinta-feira, 2 de setembro, às 9h30, naquele que é o primeiro de dois dias de reflexão entre investigadores, especialistas , docentes e demais profissionais da educação.

Promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, este evento anual decorre sob o lema “Educamos para o futuro”, através da análise de temas relacionados com a educação contemporânea, suas complexidades e desafios para o século XXI.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, salientou, como um dos temas em destaque nas jornadas, o debate em torno da organização semestral do ano escolar, adotado em S. João da Madeira em 2020/2021 e que terá continuidade no reinício das aulas.

A questão da recuperação das aprendizagens face às condicionantes provocadas pela Covid-19, e o papel das escolas no acolhimento de cidadãos estrangeiros, nomeadamente refugiados, foram outras linhas orientadoras da sua intervenção

Tendo em conta as restrições impostas pela Covid-19, as Jornadas da Educação deste ano realizam-se em regime “híbrido”, ou seja, presencialmente, na Casa da Criatividade e através de uma plataforma online. No primeiro caso, estima-se a presença de 130 participantes, a que se somam cerca de mil através da internet.

Para além do programa diurno, à noite decorrem momentos de debate especialmente dedicados aos pais e encarregados de educação. Assim, nesta quinta-feira, às 21h00, realiza-se o painel “Conversas com… Eduardo Sá”, psicólogo e Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra.

educação