Servidas 205 refeições a alunos carenciados durante a interrupção das aulas no Natal

Neste período, as “escolas de acolhimento” dos filhos de trabalhadores de serviços essenciais receberam 6 crianças.

No âmbito da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, de 27 de dezembro a 7 de janeiro de 2022, devido à Covid-19, a Câmara Municipal de S. João da Madeira forneceu um total de 205 refeições a alunos beneficiários da Ação Social Escolar (ASE).

Estas refeições foram disponibilizadas na modalidade “takeaway”. Os beneficiários deste serviço foram alunos que integram a ASE e outros que, não estando abrangidos, estão identificadas como crianças que necessitam desse apoio.

Ainda neste período, cada Agrupamento de Escolas preparou um estabelecimento de ensino para acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais, tendo o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite selecionado a EB de Fundo de Vila, o Agrupamento de Escolas João da Silva Correia escolheu a Escola Secundária João da Silva Correia e o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior optou pela Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior.

Neste capítulo, foram seis as crianças acolhidas, entre idades que frequentam a creche e o ensino básico, sendo que o serviço de creche foi assegurado pela Associação de Apoio à Educação. Consideram-se “trabalhadores de serviços essenciais”, profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários e das forças armadas; trabalhadores de instituições, equipamentos sociais ou de entidades que desenvolvam respostas de carácter residencial de apoio social e de saúde às pessoas idosas, às pessoas com deficiência, às crianças e jovens em perigo e às vítimas de violência doméstica; trabalhadores de serviços de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como de outros serviços essenciais.

19 de janeiro de 2022

educação