Programa de divulgação da economia circular junto dos jovens

Escolas de S. João da Madeira são as primeiras a receber esta iniciativa a nível nacional, copromovida pela Sanjotec.

Arrancou, neste mês de fevereiro, o Programa Atégina, tendo sido a Escola Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, a primeira a participar, a nível nacional, nesta iniciativa piloto de capacitação de jovens – a partir do 3.º ciclo do ensino básico – para a economia circular. Essa sessão inicial contou com a presença da vereadora da Educação do município sanjoanense, Irene Guimarães.

Esta é uma atividade que decorre no âmbito de um projeto copromovido pela Sanjotec – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira. Ao longo das próximas semanas, o programa vai chegar a outros estabelecimentos de ensino, não só de S. João da Madeira, mas também da Região Centro e do Alentejo.

Na sua globalidade, prevê-se que as atividades a desenvolver ao longo deste ano possam abranger cerca de 1400 alunos por todo o país, que vão, dessa forma, adquirir conhecimentos, competências e ferramentas necessárias ao desenvolvimento de projetos alinhados com a economia circular.

Pretende-se, assim, que esses estudantes venham a contribuir para sociedades empreendedoras mais sustentáveis, cujo desenvolvimento assente em princípios como a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Concurso de ideias

De acordo com informação disponibilizada pela Sanjotec, a dinamização deste programa piloto é realizada “através de uma metodologia ativa, imersiva e prática, garantindo que alunos sejam uma parte ativa nesta transição para a economia circular, enquanto cidadãos e futuros profissionais”.

Assim, será concretizado um “conjunto de 15 sessões de capacitação para a economia circular multidisciplinar em sala”, com os alunos a serem chamados a participar no desenvolvimento de “um projeto de ideia para dar resposta aos desafios e oportunidades levantados pelo processo de transição para uma economia circular”.

Acrescenta-se que “as ideias e projetos desenvolvidos pelos alunos têm ainda a possibilidade de se candidatar a um Concurso de Ideias, sendo avaliados por um júri independente em duas fases: competição local e competição nacional”. No final, “os vencedores nacionais serão premiados com uma visita de estudo a um destino de referência no que concerne às práticas empreendedoras na Europa, com todas as despesas pagas”.

O programa Atégiba é uma das atividades no âmbito do projeto “Startup Zero” – consórcio de dimensão nacional, copromovido pela Sanjotec, em articulação com um conjunto de incubadoras e parceiros científicos e tecnológicos de referência.

22 de fevereiro de 2022

educação