Crianças de S. João da Madeira (en)cantaram em chinês na inauguração do Instituto Confúcio

Alunos do 4.º ano do 1.º ciclo de S. João da Madeira participaram na inauguração do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro.

Cerca de quatro dezenas de alunos de S. João da Madeira do 4.º ano, com idades de 9 e 10 anos, cantaram e dialogaram em chinês na inauguração do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro (UA), que decorreu no dia 23 de abril. Essas crianças aprendem mandarim nas escolas sanjoanenses do 1.º ciclo, nas quais o município desenvolve um programa pioneiro de ensino da língua chinesa, com coordenação pedagógica da UA.

As aulas de mandarim iniciaram-se em S. João da Madeira no ano letivo 2012-2013, abrangendo todas as crianças do 3.º ano de escolaridade. Com avaliação muito favorável do Ministério da Educação cujos técnicos monitorizam o projeto, este foi alargado ao 4.º ano em 2013-2014 e ao 5.º em 2014-2015, abrangendo hoje cerca de 700 alunos, a maioria com idades entre os 8 e os 11 anos.

Sendo S. João da Madeira uma cidade com forte vocação exportadora, as relações com a China são encaradas pelo Município sanjoanense como muito importantes para o desenvolvimento da economia local. Na perspetiva da autarquia, o conhecimento da língua chinesa aumentará a empregabilidade da população do concelho e alargará mercados à indústria da região, facilitando o incremento das relações comerciais e o estabelecimento de parcerias luso-chinesas para operar em todo o mundo.

No evento marcaram presença o Ministro da Educação, Nuno Crato, o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, o Embaixador da República Popular da China, Huang Songfu, e a reitora da Universidade chinesa de Dalian, Sun Yuhua.

Esteve presente também o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo.que por inerência de funções, e a convite das Universidades de Aveiro e de Dalian, faz parte da Direção deste Instituto Confúcio.

educação