S. João da Madeira reforça número de cursos profissionais nas escolas secundárias

Rede de oferta formativa qualificante para o ano letivo 2017/2018

Numa altura em que o ano letivo 2016/2017 está a caminho do fim para os alunos do ensino básico, as famílias e os alunos começam a definir as suas escolhas para o seu futuro escolar. Conheça quais os cursos que irão arrancar no próximo ano letivo. 

S. João da Madeira continua a ser um dos concelhos da Área Metropolitana do Porto com maior oferta de cursos profissionais, aumentando para 19 o número de cursos diferentes a oferecer no próximo ano letivo que terá, assim, mais cursos e mais vagas. A rede foi definida em articulação pelas escolas e o Ministério da Educação, com a colaboração da Câmara Municipal, apresentando áreas de formação diversificadas, que vão desde a Manutenção Industrial, a Restauração e o Comércio, Informática, Saúde, Turismo, Multimédia, entre outras.

No Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior irão arrancar novas turmas de Técnico de Análise Laboratorial e Técnico de Multimédia. Em estreia, irá arrancar o Curso Profissional de Desporto. 

No Agrupamento de Escolas João da Silva Correia irão decorrer os cursos de Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico de Operações Turísticas e Técnico de Auxiliar de Saúde. 

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite oferece Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, Técnico de Mecatrónica, Técnico de Design Gráfico e Técnico de Vendas e Marketing. Em estreia, a escola ira oferecer o curso de Geriatria.  

O Centro de Educação Integral oferece os cursos de Técnico Comercial, Técnico Auxiliar de Saúde e o Técnico de Cozinha/Pastelaria. Pela primeira vez dois cursos diferenciadores: Técnico de Manutenção Industrial e Técnico de Soldadura. 

Finalmente, o Externato D. Dinis irá oferecer o Técnico de Massagem de Estética e Bem-Estar.

No total, são 19 novas turmas a funcionar em 5 diferentes escolas.  S. João da Madeira continua, assim, a ser uma referência na educação, escolha prioritária para os alunos e famílias não só deste concelho, mas de toda a região. 

Os cursos profissionais destinam-se a alunos que tenham completado o 9.º ano de escolaridade. Têm a duração de três anos e dão equivalência profissional e escolar ao 12.º ano de escolaridade. Todos os cursos são gratuitos, com estágios integrados em Portugal ou no estrangeiro e com diversas regalias sociais previstas por lei.

Os alunos e famílias interessadas devem contactar a secretaria da Escola, ou escolas, de acordo com o curso do seu interesse.

educação