Reunião de projeto transnacional em S. João da Madeira

No âmbito do YARD, financiado pelo Erasmus +

Uma delegação de técnicos de três países europeus estiveram recentemente em S. João da Madeira, para uma reunião do projeto YARD “Youth-Led Actions Rejecting Discriminations – YARD”, que, em português, tem como título “Ações proativas dos jovens rejeitando as discriminações”.

Financiado pelo programa comunitário Erasmus +, o YARD visa contribuir para a inclusão social e o diálogo intercultural entre os jovens, promovendo o intercâmbio e a transferência de metodologias não formais inovadoras para combater a discriminação, promovendo a diversidade através de práticas de cidadania.

Nesta jornada de trabalho que decorreu na Oliva Creative Factory, técnicos da Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira e de entidades congéneres de Milão (Itália), Lublin (Polónia) e Pécs (Hungria) deram passos importantes para definir o plano de atividades do projeto, que irá decorrer no próximo ano letivo nas respetivas cidades.

O Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, esteve presente no final dos trabalhos, saudando os participantes, a quem falou da história e do muito que S. João da Madeira tem para oferecer a quem a visita nas mais diversas áreas. Na Educação, o autarca destacou projetos inovadores em curso, como a Assembleia Municipal Jovem e o Erasmus Municipal, entre outros. 

Na Cultura, o autarca salientou os equipamentos de excelência de que a cidade dispõe, que convivem perfeitamente com o empreendedorismo que marca a pujante economia sanjoanense, caracterizada por uma indústria de vocação exportadora, que tem como referência o calçado e a chapepelaria, mas que se afirma também nos setores automóvel, tecnológico e criativo.

Sendo o YARD um projeto que visa a realização de ações proativas dos jovens rejeitando as discriminações, Jorge Vultos Sequeira, fez a defesa da Europa como um espaço de paz, justiça, direitos humanos e inclusão social, abordando a necessidade de isso mesmo ser confirmado relativamente ao tema dos refugiados e lembrando que o Portugal e S. João da Madeira em particular têm acolhido famílias nessa situação.   

Recorde-se que o YARD, aprovado pelo executivo camarário no passado mês de fevereiro, tem como base o pressuposto de que a Europa está a viver um fluxo migratório sem precedentes, ao mesmo tempo que os discursos populistas e os atos extremistas e de racismo estão em ascensão. 

A situação está a afetar em particular os jovens, de entre os quais as atitudes anti-diversidade e os comportamentos agressivos estão em crescendo. O consórcio criado para este projeto entendeu ser pertinente o desenvolvimento de um programa educativo que contribuísse para combater a discriminação entre os jovens e apoiá-los para se tornarem promotores ativos nas suas comunidades e grupos de contacto. 

educação