Reforço da educação física no 1º Ciclo

Uma medida inovadora passa por colocar professores de educação física a coadjuvar docentes titulares.

Os alunos do 1.º ciclo de S. João da Madeira vão ter uma hora de educação física semanal inserida no curriculum, durante a qual um professor dessa especialidade irá coadjuvar o professor titular.

A medida começa a ser implementada já neste mês de setembro, constituindo uma das principais novidades do ano letivo que se inicia na cidadenesta segunda-feira, 17 de setmbro.

Em cada turma, esse mesmo professor de educação física será o mesmo que terá a responsabilidade de assegurar também as aulas dessa área inseridas nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

No total, entre a componente curricular e as AEC, os alunos do 1.º e 2.º ano terão três horas semanais de educação física, enquanto os dos dois anos seguintes terão três horas, incluindo aulas no Pavilhão Municipal das Travessas (3.º ano) e nas Piscinas Municipais (4.º ano).

A decisão inovadora de colocar professores de educação física a coadjuvar os docentes titulares constitui um passo no sentido de reforçar esta área na formação das crianças do 1.º ciclo de S. João da Madeira, um dos compromissos assumidos pela Câmara Municipal liderada por Jorge Vultos Sequeira.

Assim, neste âmbito, será ainda realizado um inquérito de diagnóstico, no início do ano letivo, a todas as crianças do 1.º ciclo e respetivas famílias, com vista a implementar, futuramente, um programa de Atividade Física, constituído por um acréscimo de 2 horas semanais para o 1.º e 2.º ano e 1 hora semanal para o 3.º e 4.º ano.

“Na base da implementação desta medida reside o facto de acreditarmos que a atividade física é fundamental para o crescimento das crianças, contribuindo decisivamente para o seu sucesso físico e intelectual”, afirma a Vereadora da Educação, Irene Guimarães.

17 de stembro de 2018

educação