Programa FORA leva estudantes a Bruxelas para saberem mais sobre a construção europeia

Já se encontram em Bruxelas os estudantes que participam na edição-piloto da iniciativa municipal FORA, lançada no anterior ano letivo pela Câmara de S. João da Madeira e que se inspira no programa Erasmus, de promoção da mobilidade na União Europeia.

Direcionado a finalistas do ensino secundário das escolas sanjoanenses, o FORA proporciona a um conjunto de alunos, selecionados pelos estabelecimentos de ensino da cidade, a possibilidade de realizarem visitas de estudo a outros países.

Em Bruxelas, as seis alunas participantes – acompanhadas por duas professoras e uma técnica da Câmara – têm a oportunidade de visitar, ao longo desta semana, diversas instituições relevantes localizadas na capital da Bélgica, cidade que é uma das sedes do Parlamento Europeu, edifício que naturalmente integra o roteiro desta primeira viagem realizada no âmbito do FORA.

O mesmo acontece com o Parlamentarium, museu interativo sobre a história da construção europeia, assim como com a Escola Europeia de Bruxelas, cujos professores e alunos são de várias nacionalidades, incluindo portugueses.

Outro local de visita é o Centro Belga de Banda Desenhada, ou não fosse este o país onde “nasceram” personagens icónicas “das histórias aos quadradinhos”, como Tintin ou Lucky Luke.

A delegação sanjoanense vai ainda passar pelo Museu Magritte, que tem o nome de um dos principais artistas belgas do século XX, expondo mais de duas centenas de obras da sua autoria.

Esta iniciativa, que já tem continuidade assegurada, tendo a Câmara Municipal aprovado uma proposta de aumento do número de alunos a abranger, que contempla também a realização da viagem final ainda no decurso de cada ano letivo a que se refere.

S. João da Madeira, 12 de dezembro de 2018

educação