Professores de AEC realizam ação de formação

Iniciativa do Município de S. João da Madeira, proveitando a interrupção letiva do Natal.

“Técnicas de Gestão Emocional e Comportamental para Crianças em Contexto Escolar – Estratégias para Professores” é o título da ação de formação que está a decorrer na interrupção letiva deste Natal e que tem como público-alvo os professores de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) contratados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Esta ação de formação pretende dar a conhecer, aos professores, ferramentas práticas de gestão emocional e comportamental, enquanto complemento da estratégia educativa.

“Esta abordagem destaca que práticas positivas de regulação emocional e comportamental em contexto escolar, influenciam fortemente o desempenho das crianças, permitindo que se tornem emocionalmente mais estruturadas, assertivas, focadas, empenhadas, motivadas, envolvidas e bem-sucedidas no processo de aprendizagem”, afirma a formadora da ação, a psicóloga Cláudia Cruz.

Durante a formação, com 12 horas de duração, são abordados e desenvolvidos diversos temas, destacando-se os benefícios de um modelo educativo apoiado em estratégias de gestão emocional e comportamental e como desenvolver e implementar estratégias práticas de gestão emocional e comportamental.

Note-se que a formação é de caracter teórico-prático, com o objetivo de que o público-alvo consiga dominar e implementar eficazmente as estratégias. Serão igualmente promovidos momentos de debate, reflexão e partilha de experiências. Sempre com o objetivo máximo de um ensino de qualidade nas escolas do 1.º ciclo e da educação pré-escolar de S. João da Madeira.

20 de dezembro de 2018

educação