“Só com a diferença é que realmente aprendemos”

Uma centena de pessoas assistiu à palestra “Autism Rocks”, que decorreu nos Paços da Cultura de S. João da Madeira.

A sessão abriu com a intervenção da Vereadora Irene Guimarães, que deu as boas-vindas aos participantes, sublinhando a importância dos temas agendados: os desafios associados ao autismo, as suas possíveis causas e as áreas a dar prioridade no desenvolvimento da criança.

Essa abordagem foi feita em seguida por Joe Santos, empreendedor social e orador internacional, que é cofundador da Vencer Autismo, uma associação que já ajudou mais do que 400 crianças e suas famílias e que com a iniciativa “Autism Rocks” procura “capacitar a comunidade em geral para a compreensão e aceitação das características próprias do autismo”.

Nas suas conferências, como aconteceu agora em S. João da Madeira, Joe Santos partilha, com paixão, as lições que a vida e principalmente o autismo lhe têm ensinado. Afinal, como realça, “só com a diferença é que realmente aprendemos”. E a “diferença” foi mesmo o mote para a sua palestra, centrada no “imenso que temos para aprender” com quem tem autismo.

Precisamente para sensibilizar para a diferença, Joe Santos apresenta-se muitas vezes com um par de sapatos de cores diferentes, como fez nesta palestra em S. João da Madeira, por maioria de razão, já que esse calçado é fabricado por uma empresa da cidade – a Evereste, que faz parte do programa municipal de Turismo Industrial, à qual orador fez questão de agradecer.

Quem assistiu à palestra terá ainda a possibilidade de participar no Workshop “Autism Rocks!”, que decorrerá nos dias 8 e 9 de março, também em S. João da Madeira, no edifício da Torre da Oliva.

Este é um projeto da Associação Vencer o Autismo, apoiado pela Portugal Inovação Social e pela Área Metropolitana do Porto, cujos 17 municípios recebem as diferentes iniciativas programadas.

educação