“A Educação tem que ser a principal prioridade’’

Encontro Nacional das Cidades Educadoras reuniu 140 vereadores, dirigentes e técnicos municipais.

A Educação tem que ser a principal prioridade de qualquer agente político”, afirmou o Presidente da Câmara de S. João da Madeira na sessão de abertura e boas-vindas aos participantes no Encontro Nacional das Cidades Educadoras que decorreu no edifício da Torre da Oliva, nesta sexta-feira.

Jorge Vultos Sequeira deixou bem vincada, durante a sua intervenção, a importância central que as escolas têm no desenvolvimento da cidade e a relevância que a autarquia que lidera lhes atribui, endereçando uma palavra especial para a “excelência, dedicação e entrega dos professores”.

O autarca fez questão de sublinhar o inestimável envolvimento dos docentes dos diferentes estabelecimentos de ensino de S. João da Madeira em numerosas iniciativas que constituem marcas da cidade, como o Carnaval das Escolas ou o Festival de Teatro. Estes são eventos que refletem a parceria de sucesso que a Câmara mantém com a comunidade educativa.

Uma relação de confiança que está igualmente na base de vários projetos desenvolvidos pela autarquia e que estão intimamente ligados às escolas, entre os quais a Assembleia municipal Jovem, o programa de Erasmus Municipal FORA, o reforço da atividade física no 1.º ciclo, as deslocações gratuitas nos autocarros dos transportes urbanos sanjoanenses (TUS) para os estudantes da cidade ou a entrega de uma nova viatura do programa “Escola Segura” à PSP.

Por tudo isto, como já havia dito a Vereadora da Educação, Irene Guimarães, “S. João da Madeira assume-se, de forma indelével, como uma cidade educadora por excelência”, que os 140 inscritos no encontro tiveram a oportunidade de conhecer melhor através de um vídeo que passou neste Encontro da +, que se realizou pela primeira vez no município sanjoanense.

Esta apresentação do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira incluiu visitas a equipamentos culturais da cidade, nomeadamente, ao Museu da Chapelaria, Museu do Calçado e Núcleo de Arte da Oliva.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras, à qual pertence o Município de S. João da Madeira desde 2007, conta com 488 cidades associadas, em 37 países, e foi criada com o propósito de estreitar relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo no espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano, em conformidade com os “Princípios da Carta das Cidades Educadoras”.

A Rede Portuguesa dessa Associação conta com 74 municípios aderentes, a maioria dos quais marcou presença no Encontro desta sexta-feira, 8 de fevereiro.

educação