Concurso Nacional de Leitura nos Paços da Cultura

Alunos subiram ao palco para dar voz a livros do escritor Richard Zimler que fez parte do júri.

Alunos das escolas de S. João da Madeira mostraram os seus dotes para a leitura e interpretação de textos, numa sessão que decorreu, esta semana, nos Paços da Cultura. Trata-se da fase municipal da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, em que participaram 22 estudantes, apurados no seio dos três Agrupamentos de escolas do concelho.
Para além de realizarem uma prova escrita digital, os alunos foram desafiados a subir ao palco dos Paços da Cultura e a dar voz a quatro livros, definidos de acordo com o nível de ensino: “Hugo e eu e as mangas de Marte”, para o1.º ciclo; “O cão que chovia”, no caso do 2.º ciclo; a obra “Ilha Teresa” destinou-se ao 3 ºciclo; e ao Secundário atribuiram o livro “Os Anagramas de Varsóvia”.
Todas essas obras são da autoria de Richard Zimler, escritor e jornalista nascido nos Estados Unidos, mas radicado em Portugal, que esteve presente nesta sessão em S. João da Madeira, integrando o júri, juntamente com Irene Guimarães, vereadora da Educação da Câmara de S. João da Madeira, e Isabel Pardal, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.

Interpretações emocionaram Richard Zimler
Nesta sessão pública da fase municipal, os alunos realizaram a leitura expressiva e dramatizaram um excerto ou personagem daqueles livros, deixando muito bem impressionado o escritor, que, em alguns momentos, se revelou até emocionado com as interpretações das crianças e jovens.
É de assinalar o elevado nível geral das participações dos alunos, de entre os quais o júri selecionou 12 para representar o concelho de S. João da Madeira no seio da Área Metropolitana do Porto, no âmbito da fase regional do Concurso Nacional de Leitura.
As classificações poderão ser consultadas no blogue e página de Facebook da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, serviço que coordenou esta sessão, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares.
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão da leitura, fazendo parte Plano Nacional de Leitura.

educação