Projeto artístico com mensagem ambiental

Com a participação de cerca de 800 alunos do 1.º ciclo e pré-escolar de S. João da Madeira

Trinta e cinco turmas da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico estão envolvidas, este ano letivo, no programa «Uma gota de água no mundo», integrado no Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira. O objetivo é sensibilizar para a defesa ecológica e para a cidadania global através das Artes Performativas.

Depois de sessões que decorreram nas escolas, os alunos irão participar, na próxima quinta-feira, dia 7 de março, pelas 10h30 e 14h30, num espetáculo na Casa da Criatividade, onde a Dança e o Ambiente estarão, uma vez mais, de mãos dadas.

Com o título «Uma gota de água no mundo», esta é uma criação original da K2 Companhia de Dança, a formação de jovens bailarinos do Ginasiano Escola de Dança com polo em S. João da Madeira. O texto original de Nuno Preto pretende dirigir uma mensagem de cidadania ao público infantil, sobre a realidade e distopia de um mundo sem Água.

A apresentação que sobe agora ao palco da Casa da Criatividade é o resultado de uma residência artística de criação intensiva e transdisciplinar entre a Dança e Música Contemporânea, que está ainda em aberto, tal como o desfecho desta história.

O processo criativo surgiu entre os 15 bailarinos da K2 Companhia de Dança e os 5 percussionistas da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, com obras musicais de Alex Stopa, Owen Condon e Iannis Xenakis, entre outros.

educação