Cerca de 800 alunos assistiram a “Uma Gota de Água no Mundo”

Espetáculo de dança e música com mensagem ambiental no âmbito do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira.

Trinta e cinco turmas da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico assistiram a “Uma Gota de Água no Mundo”, num espetáculo que contou com a apresentação do Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e da Vereadora da Educação, Irene Guimarães.

Depois de ações que decorreram nas escolas, esta apresentação teve duas sessões para poder acolher as cerca de 800 crianças, na Casa da Criatividade, no dia 7 de março. A primeira decorreu de manhã e a segunda durante a tarde.

O objetivo é sensibilizar o público infantil para a defesa ecológica e para a cidadania global. Jorge Vultos Sequeira, que lançou o espetáculo da manhã, colocou o desafio aos mais novos de formarem uma “brigada ambiental” em defesa dos recursos hídricos do planeta. Após de dar uma breve explicação, às crianças ali presentes, sobre o ciclo da água que chega até nossas casas e de que este é  um recurso limitado, o presidente da câmara deixou, bem vincada, a mensagem de que “se não houver água, deixa de existir vida, portanto, é importante cuidarmos do ambiente, neste caso, da água, e temos de ser polícias e bombeiros do ambiente”.

Da parte da tarde, a Vereadora da Educação, Irene Guimarães, foi quem fez o lançamento do espetáculo,onde salientou a importância de adotar hábitos que evitam o desperdício de água e incentivou a plateia a fazer chegar esta mensagem junto de quem os rodeia. Em jeito de desafio, a Vereadora deixou as crianças a refletir com a seguinte questão: “imaginem se tivessem só uma gota de água, o que fariam com ela?”

Esta obra de dança teatral e música é uma criação original da K2 Companhia de Dança, a formação de jovens bailarinos do Ginasiano Escola de Dança, com polo em S. João da Madeira. O texto original de Nuno Preto pretende dirigir uma mensagem de cidadania ao público infantil, sobre a realidade e distopia de um mundo sem Água.

A apresentação que subiu ao palco da Casa da Criatividade é o resultado de uma residência artística de criação intensiva e transdisciplinar entre a Dança e Música Contemporânea, que está ainda em aberto, tal como o desfecho desta história.

O processo criativo surgiu entre os 15 bailarinos da K2 Companhia de Dança e os 5 percussionistas da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, com obras musicais de Alex Stopa, Owen Condon e Iannis Xenakis, entre outros. Insere-se no Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira.

educação