Feira da Ciência na Torre da Oliva

Destinado principalmente ao público escolar, o evento poder ser visitado pelo público em geral, neste sábado à tarde.

No sábado, 16 de março, das 14h00 às 17h00, as famílias e o público em geral podem passar gratuitamente pelo evento. “Sustentabilidade - O Desafio D” é o tema deste ano da Feira da Ciência de S. João da Madeira, que, nesta sua 13.ª edição, se realiza, pela primeira vez, no edifício da Torre da Oliva.

Neste evento, as crianças interagem em diferentes experiências divertidas e pedagógicas, com uma forte componente lúdica, este ano desenvolvidas em torno do tema muito atual da sustentabilidade.

Esta é uma organização da Câmara Municipal no âmbito do programa “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, uma oferta educativa complementar na área curricular da disciplina de Estudo do Meio, que tem registado grande sucesso junto das crianças das escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho.

No dia de abertura, 11 de março, a Feira da Ciência recebeu a visita do Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e da Vereadora da Educação, Irene Guimarães, que destacaram o facto de este ser um programa de educação voltado para o futuro, que permite às crianças terem contacto como várias experiências científicas, este ano com uma atenção especial ao ambiente, passando a mensagem de que é necessário preservar os recursos do planeta.

Até 22 de março, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 16h30, cerca de 2000 crianças das escolas da cidade vão visitar a Feira da Ciência. O principal objetivo do programa “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” é o de desenvolver programas educativos e de entretenimento em vários campos do conhecimento científico, tecnológico e social, para que os alunos compreendam, progressivamente, que existem assuntos, metodologias, técnicas e formas de pensar mais associados ao caráter investigativo.

As atividades propostas são revestidas de caráter prático e experimental, ajudando os alunos a compreender e a interiorizar os conceitos trabalhados ao longo do ano letivo, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolverem saberes e competências que lhes permitam tomar decisões e agir de forma sensível aos assuntos ambientais e a uma cidadania ativa.

O programa é desenvolvido por professores das áreas da Biologia, Geologia, Ciências da natureza, Física e Química, contratados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira. A Feira da Ciência é um dos pontos altos do programa.

educação