Dia Internacional do Livro Infantil comemorado pela Biblioteca Municipal de S. João da Madeira

O Serviço Educativo da biblioteca desenvolveu oficinas de desenvolvimento do gosto pela leitura.

2 de abril é o Dia Internacional do Livro Infantil e a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira comemorou esta data junto da comunidade escolar, desenvolvendo atividades no âmbito do Projeto Educativo Municipal.

Na sala infantil da biblioteca, folhearam-se as páginas do conto "O Urso e a Casa dos Livros" e ilustraram-se marcadores de livros, com os alunos da EB1 Estrela Guia a colocar em prática a criativadade para, com arte, personalizarem os seus marcadores.

Também passaram pelo espaço da biblioteca dedicado aos mais novos crianças do Jardim de Infância do Colégio Sta. Filomena, que, divertidos, assinalaram este dia com a ilustração da história "O Dinossauro Amigo".

As atividades continuaram, durante a tarde, com as oficinas "Ondas de poesia" e "Rodinhas de Leitura" a serem desenvolvidas na EB1 de Casaldelo, com a turma do 2º ano, com a coordenação de Arlete Leitão, responsável pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal.

Em "Rodinhas de Leitura" os alunos criaram uma nova história, que será transcrita num retalho de tecido para ser acrescentada à "famosa" manta de histórias infantis, que já existe há vários anos, com a contribuição criativa das crianças de S. João da Madeira.

Ainda houve tempo para realizarem a oficina "Ondas de Poesia", em que os 26 alunos da turma, inspirados pelo livro "Barco de papel" de Carlos Frias, aventuraram-se na criação de um poema conjunto, transcreveram-no e ilustraram-no individualmente em barcos de cartolina, que serão expostos nas paredes da escola. O resultado poético foi o seguinte:

Vou um dia navegar

Com marinheiros e piratas

Eu quero muito viajar!

Aventuras vou viver

E nas noite de luar

Nas ondas vou adormecer!

Vou feliz no imenso mar

Ver os peixes e golfinhos

A nadar, a nadar, a nadar,…

educação