Jovens deputados das escolas sanjoanenses visitam o Parlamento

Presidência do Conselho de Ministros e Forte de Peniche também fazem parte do roteiro.

Os alunos eleitos para a Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira, no ano letivo 2018/2019, estão de visita à Assembleia da República e a outros edifícios marcantes na história da conquista e consolidação da democracia em Portugal.

Esta viagem de estudo conclui a segunda edição da AMJ, um projeto lançado em 2018 pela Assembleia Municipal de S. João da Madeira, em articulação com a Câmara e as escolas da cidade.

No parlamento nacional, os jovens sanjoanenses foram guiados pelo deputado e historiador Diogo Leão, tendo contactado ainda com eleitos de diferentes bancadas. Seguiu-se a passagem pela Presidência do Conselho de Ministros, onde a comitiva de S. João da Madeira foi recebida pela Ministra Mariana Vieira da Silva e pelo secretário de estado Tiago Antunes.

Memória da luta pela democracia

Do programa de quarta-feira (3 de julho), destaca-se a visita guiada ao recentemente criado Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, no Forte de Peniche, que tem como missão a preservação da memória histórica da "Luta do Povo Português e, em particular, da Resistência à Ditadura, pela Liberdade e pela Democracia".

Para além dos professores ligados ao projeto, os jovens deputados são acompanhados, nesta visita, pelo Presidente das Câmara, Jorge Vultos Sequeira, vereadora da Educação, Irene Guimarães, Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e Presidente da Junta de Freguesia, Helena Couto. Participam ainda autarcas de diferentes bancadas da Assembleia Municipal, assim como técnicos municipais da área da Educação.

Participação cívica dos jovens

No âmbito deste projeto, ao longo de cada ano letivo, os alunos do 4º ao 12º ano dos diferentes agrupamentos escolares sanjoanenses elegem os seus representantes à AMJ, os quais participam em sessões de debate na Assembleia Municipal, com a presença do Presidente da Câmara e vereadores.

Desta forma, promove-se o envolvimento cívico e a intervenção social dos jovens, valorizando as suas opiniões, interesses e vontades, já que têm a possibilidade expor as suas ideias, partilhar as suas preocupações e propor medidas ao executivo.

2 de julho de 2019

educação