A Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira em visita ao Forte de Peniche

Visita fez parte do encerramento dos trabalhos da segunda edição da AMJ, que incluiu passagem pelo parlamento português e pela Presidência do Conselho de Ministros.

Os deputados da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de S. João da Madeira visitaram nesta quarta-feira o Forte de Peniche, onde abriu recentemente o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade.

Este edifício com história fez parte de viagem final da segunda edição da AMJ, que levou também os alunos participantes à Assembleia da República e à Presidência do Conselho de Ministros.

No parlamento nacional, os jovens sanjoanenses foram guiados pelo deputado e historiador Diogo Leão, tendo contactado ainda com eleitos de diferentes bancadas. Na passagem pela Presidência do Conselho de Ministros, a comitiva de S. João da Madeira foi recebida pela Ministra Mariana Vieira da Silva e pelo secretário de estado Tiago Antunes.

No âmbito deste projeto, ao longo de cada ano letivo, os estudantes do 4º ao 12º ano dos diferentes agrupamentos escolares sanjoanenses elegem os seus representantes à AMJ, os quais participam em sessões de debate na Assembleia Municipal.

Desta forma, promove-se o envolvimento cívico e a intervenção social dos jovens, valorizando as suas opiniões, interesses e vontades, já que têm a possibilidade expor as suas ideias, partilhar as suas preocupações e propor medidas à Câmara Municipal.

Memória da luta pela democracia

A visita guiada ao recentemente criado Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, no Forte de Peniche, foi um dos momentos altos da viagem promovida pela AMJ. Este museu tem como missão a preservação da memória histórica da "Luta do Povo Português e, em particular, da Resistência à Ditadura, pela Liberdade e pela Democracia". Ninguém saiu indiferente ao esforço e provações a que foram sujeitos os portugueses que lutaram pela abolição do fascismo em Portugal.

Os jovens deputados foram acompanhados, nesta visita, pela vereadora da Educação, Irene Guimarães, pela Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e pela Presidente da Junta de Freguesia, Helena Couto. Participam também autarcas de diferentes bancadas da Assembleia Municipal, assim como técnicos municipais da área da Educação e os professores ligados a este projeto.

educação