Alunos que ganharam viagem à NASA recebidos na Câmara

Concurso FCT NOVA Challenge premiou projeto inovador de controlo de cadeiras de rodas elétricas, desenvolvido na Escola Secundária Oliveira Júnior, tendo dado origem a voto de louvor do município de S. João da Madeira

Os alunos Ana Sousa, Francisca Correia, Isac Bento, Joana dos Santos e Joana Neves Santos, vencedores do concurso nacional FCT NOVA Challenge, cujo o prémio consiste numa viagem à NASA, nos Estados Unidos da América, foram recebidos pelo Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, e pela Vereadora responsável pela pasta da Educação do município sanjoanense, Irene Guimarães.

Acompanhados pelo professor Alexandre Gomes e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, Mário Coelho, os estudantes foram informados, durante a receção, do voto de louvor aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de 25 de junho.

Este concurso, promovido pela Universidade Nova de Lisboa, tem como primeiro prémio uma visita à NASA, agência espacial norte-americana situada em Houston, que acontece já este mês. O presidente da autarquia, Jorge Sequeira, salientou a importância que momentos destes têm no percurso de formação dos jovens e congratulou-se pela qualidade de ensino existente em S. João da Madeira, que permite aos alunos aplicarem o seu talentoso em projetos deste nível.

Os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar um protótipo do sistema que desenvolveram, que permite comandar um veículo robótico através de pequenos movimentos de uma parte do corpo, bastando, por exemplo, um leve acenar de cabeça.

Na breve conversa mantida no gabinete do edil sanjoanense, os alunos foram convidados a conhecer a Sanjotec, o Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira, que tem como característica servir de incubadora para empresas tecnológicas.

educação

Mais imagens