Jardim-de-infância em agosto para quem precisa

Programa “Escola Aberta” é promovido pela Câmara e inclui atividades de expressão plástica, dramática e motora, entre outras.

S. João da Madeira passou a ter oferta pública da valência de jardim-de-infância em agosto, medida tomada pela Câmara Municipal para dar resposta às famílias que, declarada e comprovadamente, necessitam deste serviço também neste mês de interrupção letiva. Intitulado “Escola Aberta”, o novo programa começou nesta quinta-feira, 1 de agosto, na Escola EB1JI dos Ribeiros, tendo a Vereadora da Educação, Irene Guimarães, acompanhado o arranque da iniciativa, juntamente com técnicos da autarquia.

Ao longo das duas primeiras semanas de agosto, as cerca de 50 crianças inscritas vão ter a possibilidade de participar em diversas atividades a realizar nessas instalações escolares, contando com a colaboração de vários setores da Câmara Municipal, como aconteceu já neste primeiro dia da “Escola Aberta”.

Esta primeira atividade contou com a presença do agente “Tonecas”, do programa Escola Segura da PSP, e da técnica da autarquia responsável pelas ações de sensibilização no âmbito da segurança rodoviária e mobilidade. Depois de uma apresentação sobre os sinais e regras de trânsito, seguiu-se a realização de “gincanas rodoviárias”, para as crianças colocarem em prática, de uma forma lúdica, o que aprenderam neste âmbito.

Ao longo do mês, as monitoras afetas à Educação Pré-Escolar do Município irão realizar diversas atividades, sobretudo nas áreas da expressão plástica, dramática e motora, para além de supervisionarem as atividades livres das crianças realizadas nas salas e no recreio. A juntar a estas, as crianças irão contar com diferentes oficinas da responsabilidade de equipamentos da cidade: “O meu chapéu de bombeiro” e “Chapéus de Verão” pelo Museu da Chapelaria; “Asas nos pés” e “Sanjo” pelo Museu do Calçado”; “Desenhos desmedidos” e “Pano pra mangas” pelo Centro de Arte Oliva”; horas do conto e oficinas de ilustração pela Biblioteca Municipal; e oficinas de atividade física e dança pela Divisão de Desporto e Juventude.

Registe-se que as crianças inscritas também têm acesso à cantina escolar, com ementas elaboradas pela nutricionista do Município.

O programa “Escola Aberta” passará, a partir da terceira semana de agosto e até ao final do mês, para a Escola EB1JI do Parque.

2 de agosto de 2019

educação