Alunos sanjoanenses realizaram viagem de estudo a Roma

Iniciativa inserida no FORA, programa de “Erasmus Municipal” criado em 2018 pela Câmara de S. João da Madeira.

As receções na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé e na Residência Oficial da Embaixada de Portugal em Roma constituíram dois dos momentos altos da segunda edição da viagem de estudo proporcionada pela Câmara de S. João da Madeira a jovens das escolas sanjoanenses, no âmbito do programa de Erasmus Municipal F.O.R.A. (Fomentar Outras Realidades de Aprendizagem).

O Presidente da Câmara de S. João da Madeira, que acompanhou os jovens sanjoanenses, destaca como “momentos únicos e singulares” aqueles que foram vividos em contacto com as representações de Portugal em Roma e junto da Santa Sé, realçando o “acolhimento que os jovens sanjoanenses tiveram e as informações que lhes foram transmitidas”.

Jorge Vultos Sequeira assinala “o empenho e disponibilidade” com que a comitiva sanjoanense foi recebida, tal como aconteceu na visita à Igreja e Instituto de Santo António dos Portugueses, onde os participantes no F.O.R.A. foram guiados por um ilustre colaborador português do instituto, Francisco de Almeida Dias, cuja ligação a Roma tem muito a ver com o facto de ter sido bolseiro na capital italiana no âmbito do programa europeu Erasmus.

Fazendo um balanço “extremamente positivo” da viagem de estudo, realizada no final de julho, o autarca explica que a iniciativa F.O.R.A. foi lançada em 2018 pela Câmara de S. João da Madeira, inspirando-se no programa Erasmus, de promoção da mobilidade na União Europeia. Nesse âmbito, o Município passou a proporcionar a alunos dos quatro estabelecimentos do ensino secundário da cidade a possibilidade de conhecerem realidades de outros países.

Nesta segunda edição do F.O.R.A., os doze alunos participantes – acompanhados por dois professores e um técnico da autarquia – visitaram ainda, ao longo de quatro dias com um programa intenso, inúmeros monumentos históricos, como o Coliseu, edifícios do Vaticano e o Fórum Romano.

2 de agosto de 2019

educação