Câmara assegurou oferta de jardim-de-infância em agosto

Programa “Escola Aberta”, desenvolvido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, envolveu perto de 60 crianças.

Intitulado “Escola Aberta”, o programa de ocupação de crianças em idade pré-escolar, que decorreu em agosto em S. João da Madeira, veio dar resposta aos encarregados de educação que trabalham neste mês e que, por isso, precisam desse apoio. A fim de efetuar um balanço da medida implementada, Presidente, Vice-presidente  e Vereadora da Educação do município marcaram presença nas instalações do Jardim-de-Infância do Parque, onde decorre a última semana deste projeto, lançado este ano.

As crianças beneficiaram deste serviço proporcionado pela autarquia sanjoanense, que, tendo identificado esta lacuna na oferta educativa de S. João da Madeira, desenvolveu a presente solução que, na prática, não representou um acréscimo significativo de despesa para o município, tal como explicou a Vereadora Irene Guimarães, “esta oferta educativa foi desenvolvida com recursos já existentes, nomeadamente a equipa de colaboradores e técnicos e, ainda, os vários setores da Câmara Municipal, concretamente Biblioteca, Centro de Arte Oliva, Museus, Divisão de Planeamento, Ordenamento e Ambiente, entre outros, os quais se envolveram de forma fantástica, nesta experiência educativa, sendo que os espaços e materiais utilizados estão afetos à autarquia”.

A responsável pela área da Educação na autarquia sanjoanense destacou igualmente o facto de a “Escola Segura”, da PSP, ter participado neste programa, que contou com a presença do agente “Tonecas” e da técnica municipal responsável pelas ações de sensibilização no âmbito da segurança rodoviária e mobilidade.

Expetativas superadas

Reação muito positiva tiveram também os pais que recorreram a esta oferta educativa, destinada especificamente a quem, pela sua situação profissional, necessitava comprovadamente deste apoio no acompanhamento e ocupação dos filhos. Para o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, “tratou-se de uma experiência piloto, que correu muito bem, superando as expectativas de adesão. As crianças, encarregados de educação e os funcionários que participaram no ‘Escola Aberta’ deram-nos referências de tal modo positivas que estamos convictos da continuidade desta oferta já no próximo ano.”

As monitoras da Câmara Municipal de S. João da Madeira afetas a este programa desenvolveram diversas atividades lúdicas e criativas com as crianças, nomeadamente, atividades de culinária, expressão plástica, dramática e motora, para além de atividades livres nas salas e no recreio.

Registe-se que as crianças inscritas também tiveram acesso ao serviço de cantina escolar, com ementas elaboradas pela nutricionista do Município. O programa "Escola Aberta" funcionou nas instalações do Jardim-de-Infância dos Ribeiros e, a partir da terceira semana de agosto, passou para o Jardim-de-Infância do Parque.

Como sublinham os responsáveis autárquicos, a forte adesão das famílias a este serviço educativo correspondeu, portanto, à avaliação do município sanjoanense, que identificou a necessidade de desenvolver esta oferta pública educativa na cidade.

S. João da Madeira, 29 de agosto de 2019

educação