Escolas celebram a história de S. João da Madeira

Dia do Município marcado pela visão dos alunos sanjoanenses sobre os 93 anos do concelho.

As novas gerações lançaram um olhar sobre a história do concelho de S. João da Madeira e prepararam diversas intervenções que valorizaram o programa do Dia do Município, assinalado a 11 de outubro. Os três Agrupamentos de Escolas sanjoanenses - João da Silva Correia, Oliveira Júnior e Serafim Leite – e o Centro de Educação Integral (CEI) participaram nestas atividades, que proporcionaram um envolvimento diferenciador às comemorações do 93.º aniversário da Emancipação Concelhia.

Intitulada “Celebrar a nossa história”, esta iniciátiva foi preparada pelas escolas da cidade, na sequência de um desafio lançado pela Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, em articulação com a Câmara, para que a comunidade educativa participasse ativamente nas cerimónias do Dia do Município, organizando uma mostra de projetos sobre temas como a emigração, a indústria e as arte e ofícios sanjoanenses.

Assim, logo após o Hastear das Bandeiras, o CEI executou uma performance no largo em frente ao Fórum Municipal, que foi acompanhando a execução de um puzzle de grandes dimensões, com peças alusivas a grandes a grandes marcas da indústria sanjoanense. Um momento que foi acompanhado pela Banda de Música de S. João da Madeira, a mais antiga instituição do concelho.

Exposições no Fórum Municipal

A participação das escolas prosseguiu no piso de entrada do edifício, onde o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite apresentou ao público uma exposição sobre artes e ofícios de S. João da Madeira, propondo aos visitantes um percurso por entre diversos trabalhos realizados pelos alunos, alusivos a objetos emblemáticos do concelho, com destaque para os chapéus e os sapatos e para ferramentas, máquinas e locais ligados à sua produção.

No piso imediatamente acima, ao longo do corredor, coube ao Agrupamento de Escolas João da Silva Correia fazer uma visita guiada por painéis com fotografias antigas de alguns dos lugares icónicos do concelho, num roteiro pela história da cidade, no qual não faltaram imagens de outros tempos da Praça Luís Ribeiro, do Largo da Capela de Santo António, dos próprios terrenos onde viria a nascer o edifício do Fórum Municipal ou a fábrica Oliva.

Lavadeiras no Rio do Pedaço

O público presente teve ainda a possibilidade de acompanhar uma outra exposição, que tal como as restantes fica patente até sexta-feira, 18 de outubro, tendo como tema a emigração, fruto do trabalho do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, ao qual coube, já após a Sessão Solene do Dia do Município, concluir o programa da manhã de 11 de Outubro, com uma reconstituição de época, das lavadeiras que, antigamente, recorriam ao tanque público do rio do Pedaço, localizado próximo do Fórum Municipal.

Ao final da tarde e início de noite, a iniciativa “Celebrar a nossa história” prosseguiu nos Paços da Cultura, onde o Agrupamento de escolas Dr. Serafim Leite, com a representação teatral “Histórias e Memórias”, pela qual passaram referências a diversos “protagonistas” da vida sanjoanense em diferentes períodos, desde a Oliva, ao cinema do Chico e ao Imperador, passando por nomes da cultura como João da Silva Correia e Serafim Leite.

15 de outubro de 2019

educação