S. João da Madeira recebeu sessão sobre doença de alzheimer

Encontro contou com a participação de técnicos da Associação Alzheimer Portugal.

Numa sessão inserida na iniciativa “Café Memória faz-se à estrada”, decorreu na Sala do Terraço da Oliva Creative Factory, no último sábado, um encontro que, de forma descontraída e informal, abordou questões muito sérias relacionadas com problemas de memória e demências, como a doença de Alzheimer, centrando-se no papel do cuidador formal e informal.

Pelo segundo ano consecutivo, esta atividade realizou-se em S. João da Madeira, através da Santa Casa da Misericórdia da cidade, com a colaboração da Câmara Municipal, tendo a vereadora Paula Gaio proferido a intervenção de abertura desta sessão, este ano dedicada, em especial, ao bem-estar dos cuidadores das pessoas com demência.

“Não é uma palestra nem uma conferência, tem toda uma dinâmica diferente, muito interessante e adequada a um público diverso”, referiu a vereadora Paula Gaio, destacando a importância da iniciativa, face a “números preocupantes” como os que são divulgados pela Organização Mundial de Saúde.

Os participantes nesta sessão dividiram-se por grupos, nos quais a própria Paula Gaio tomou parte, assim como a vereadora Irene Guimarães, que também se associou à iniciativa. No final, de cada mesa surgiram contributos para o debate mais alargado que se seguiu.

Esse processo foi acompanhado por técnicos da Associação Alzheimer Portugal, que é responsável pelo projeto "Café Memória Faz-se à Estrada", juntamente com a Sonae Sierra e com a colaboração de vários parceiros.

O objetivo é proporcionar, como aconteceu sábado passado em S. João da Madeira, locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou ação social e voluntários.

saúde